Logo Unioeste

CONVITE REFORMATURA OFICIAL 22 08

Evento integra programação dos 40 anos de ensino superior no município; veja a lista dos primeiros graduados da Facisa 

A colação de grau do dia 6 de agosto de 1983 promovida pela Faculdade de Ciências Sociais e Aplicadas de Foz do Iguaçu (Facisa) marcou a formação dos primeiros estudantes com graduação obtida em Foz do Iguaçu. Eram alunos dos cursos de Administração e Ciências Contábeis.

Esses estudantes, que abriram o caminho para Foz do Iguaçu se constituir no atual polo universitário público e privado, serão homenageados com uma “reformatura”, nesta quinta-feira (22), no Auditório Alcibíades Luiz Orlando, no campus da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) Foz do Iguaçu. O evento começa às 18 horas e é aberto ao público.

40 anos de ensino superior em Foz

A cerimônia integra a programação alusiva aos 40 anos da implantação do ensino superior em Foz do Iguaçu, promovida pela Unioeste/Foz. Para o evento, foram convidados todos os alunos (e os familiares dos formandos já falecidos) que se formaram na primeira turma da Facisa.

Diretor Geral do campus da Unioeste/Foz, Fernando Martins explica a importância do evento. “O Brasil é e sempre foi um país dependente. E, ligado a essa característica, a universidade sempre foi, no limite, questionada. E está sendo ainda mais atualmente”, reflete.

“Mas a universidade pode significar também, além de independência e desenvolvimento. É isso que a história dos quarenta anos de ensino superior em Foz do Iguaçu evidencia”, frisa o educador.

Para o diretor do campus universitário, a cerimônia representa o reconhecimento do papel da Facisa. A instituição foi autorizada pelo Conselho Estadual de Educação a criar as duas primeiras turmas de ensino superior de Foz do Iguaçu em 7 de junho de 1979, há quatro décadas.

“Dos profissionais formados nas universidades iguaçuenses, além daqueles que ganharam o mundo, os que aqui ficaram testemunham esse significado: ‘foi com a Facisa que pudemos estudar aqui em Foz do Iguaçu’, narram os egressos da primeira turma”, conta Fernando.

Conforme o educador, a Facisa foi o marco inicial para que a cidade se tornasse um centro educacional com relevância no Brasil. “Os quase 150 cursos de graduação, nas sete instituições de ensino superior da cidade, especializações, mestrados e doutorados, colocam Foz em uma condição de polo universitário nacional”, afirma.

História

Criada em 1979 com dois cursos de graduação – Administração e Ciências Contábeis, a Facisa funcionou em espaços emprestados. Nos anos 1980, a sua mantenedora se tornou fundação e abriu caminho para a estadualização.

Em 1994, foi criada a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), instituição pública de ensino superior e multicampi, a partir da integração da Facisa com faculdades isoladas em Cascavel, Toledo e Marechal Cândido Rondon.

Confirmada para participar da celebração, a empresária Elaine Noeli Destro - formada na primeira turma de Administração - diz estar “honrada” de ter participado do processo de reconhecimento da instituição. “Posso afirmar que me tornei um ser humano melhor após ter feito parte da Facisa. Sempre tenho saudade desse ótimo tempo da minha vida. Que bom que hoje poderemos voltar a beber dessa fonte, reencontrar amigos e o local que nos possibilitou aprender e melhorar nossas vidas”, comemora, Elaine, que também se graduou em Direito e atualmente reside em Curitiba. 

A professora aposentada Edna Marussi foi a primeira docente concursada da Facisa, ainda em 1979. Com um filho recém-nascido à época, Edna se viu obrigada a enfrentar dois desafios: os cuidados com o filho Rafael - nascido há apenas quinze dias - e assumir disciplinas na nova instituição.  

“O primeiro concurso participei a convite da Tutti (Hildegard Ghisi, a dona Tutti, primeira diretora da Facisa). Esperava passar em segundo lugar e só iniciar no ano seguinte. Mas passei em primeiro lugar e tive que começar a dar as aulas, junto com os professores de Curitiba. Meu filho Rafael tinha 15 dias e tive que começar a dar aulas”, relembra a ex-docente.

Aulas aos fins de semana

Foi difícil para estudar, porque a maioria dos professores não eram de Foz do Iguaçu. Vinham de São Paulo, Campinas, Curitiba, e era comum o professor vir, dar uma semana, às vezes quinze dias, de aulas ininterruptas, até concluir a disciplina”, relembra um dos formados em 1983, em Ciências Contábeis Elias João Dandolini, que, posteriormente, se tornaria professor e coordenador do curso, já enquanto Unioeste.  

“Para concluirmos o calendário, tínhamos aulas inclusive aos domingos, pela manhã”, relembra Dondolini. “Era um período complicado, com diversas mudanças de sede, mas muito importante para Foz do Iguaçu, pois foi o marco inicial dos cursos superiores na cidade, que hoje é um polo universitário”, analisa o ex-professor, que atuou por mais de 34 anos na universidade.

Confira abaixo a relação dos primeiros graduados em uma instituição de ensino superior em Foz do Iguaçu, turma de 1983, da Facisa:

Curso de Administração

⦁ Alberto Coelho Moreira

⦁ Alfredo Alves de Lima

⦁ Aloysio Gonçalves

⦁ Antonio Carlos Borges

⦁ Antonio Verona

⦁ Carlos Ambrósio Maggi

⦁ Elaine Noeli Desto

⦁ Eugenio Fauk

⦁ Evanildoo Monteiro

⦁ Fernando Castro Alves

⦁ Filomena Martins Lavrado Villa

⦁ Flávio Eugênio Lopes Cordeiro Annes

⦁ Genebaldo da Silva Bispo

⦁ Heron Prescinotti

⦁ Iracema da Conceição Tardin Torrezan

⦁ Irineu Braz Torrezan

⦁ Isaú Joaquim da Silva

⦁ Leinad Junger Maia

⦁ Leônidas Lopes de Camargo

⦁ Luiz Mário de Freitas

⦁ Manoel Antonio Costa Filho

⦁ Noi Borges Scheffer

⦁ Prince Ivo Szymanski

⦁ Regina Helena Borghetti de Azevedo Freire

⦁ Ricardo Soley Foster

⦁ Rudi Scheufele

⦁ Valdir Marcelo

⦁ Willian Guimarães Corrêa

Curso de Ciências Contábeis

⦁ Ademir Antonio Galvan

⦁ Adhemar Arndt

⦁ Alci Carlos Sereni

⦁ Antonio Derseu Candido de Paula

⦁ Carlos Christ

⦁ Darci Damin

⦁ Edvino Borkenhagen

⦁ Elias João Dandolini

⦁ Geraldo Santa Cruz Sauer

⦁ Gunter Siegfried Geneh

⦁ Inácio Vilmar Jung

⦁ Ivanir Angelo Toffolo

⦁ Jorge José Stoeckl

⦁ José Carlos Kiechle

⦁ Manoel Carlos Alves

⦁ Manoel Monteiro de Andrade

⦁ Miguel Gerson Aires dos Santos

⦁ Natalício de Nadai

⦁ Nilson Soares

⦁ Oli Antonio Coimbra

⦁ Osvaldo Ribeiro da Silva

⦁ Pedro Joás Aires dos Santos

⦁ Pedro Zanette

⦁ Sérgio Luiz Machado

⦁ Tibiriçá Bôtto Guimarães

Texto: Marcos Oliveira - Central de Informações Unioeste Campus de Foz do Iguaçu

Foto: Divulgação
turma administracao 83

turma ciencias contabeis 83