Logo Unioeste
0
0
0
s2sdefault

 CCSA Foz

Criar estratégias para combater a evasão universitária, promover a valorização e inserção profissional são algumas das várias propostas de trabalho que o diretor Valdir Serafim Junior do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA), do Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) pretende implementar nessa nova gestão.

Valdir é graduado em Ciências Contábeis pela Unioeste - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1998), especialista em Auditoria e Perícia pela UNIVEL - União Educacional de Cascavel (2000), mestre em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste (2016) e atualmente cursa o Doutorado em Desenvolvimento Rural Sustentável pela Unioeste (2018). Também é professor do Colegiado de Ciências Contábeis da Unioeste desde 2013; foi coordenador do Curso de Ciências Contábeis (2015 - 2019) e agora diretor do CCSA – Centro de Ciências Sociais Aplicadas (2020 – 2023).

  1. Diretor, quais os projetos imediatos que têm para o Centro na gestão 2020-2023?

Levantamento contínuo do perfil dos graduandos dos cursos, para que as ações do CCSA em conjunto com as coordenações de cursos sejam tomadas com base em informações direcionadas e atuais, podendo assim identificar variáveis ligadas a evasão universitária, bem como a inserção profissional dos graduados nos cursos do CCSA, por meio do acompanhamento das atividades de ensino no âmbito do Centro.

Através das coordenações de área e colegiados propor ações pedagógicas do CCSA com o intuito de valorização profissional, objetivando a troca de experiências entre os docentes sobre novas ferramentas e metodologias de ensino.

Incentivar via coordenações e colegiados a interdisciplinaridade entre os cursos, com oferta de optativas comuns visando a mobilidade acadêmica no CCSA.

Contribuir com o NDE – Núcleo Docente Estruturante na gestão acadêmica dos cursos do CCSA devido à demanda de curricularização da extensão e alteração dos PPP – Projeto Político Pedagógico de curso;

Identificar canais de relacionamento entre Universidade / Empresa / Órgãos de Classe / Poder Público, oportunizando novos espaços de aprendizagem.

Através do NUPESA - Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas, incentivar o desenvolvimento de pesquisas acadêmicas durante a graduação nos cursos, promovendo orientação sobre projetos de pesquisa, trabalhos científicos, publicações científicas e um Evento Científico do CCSA.

Incentivar ações discentes nos âmbitos culturais e esportivos em conjunto com os CA – Centros Acadêmicos e Atléticas dos Cursos.

  1. Qual o planejamento, a longo prazo, para sua gestão?

Essas propostas entrarão em pauta logo que os projetos imediatos forem executados, pois após o levantamento de perfil e as devidas ações pedagógicas relacionadas a ensino, pesquisa e extensão o CCSA como um todo (docentes, discentes e técnicos administrativos) poderá concentrar esforços em elaboração e execução mais complexas e que que demandem mais tempo.

Propor aos grupos de pesquisa e colegiados de curso a criação de uma revista cientifica do CCSA, com o objetivo de divulgação do conhecimento científico produzido.

Incentivar a manutenção e a criação de programas de pós-graduação lato sensu, especializações com ênfase nas diversas áreas de conhecimento do CCSA.

Discutir com os colegiados de cursos de direção de Campus, propondo alternativas dentro uma perspectiva interdisciplinar para a criação de um programa de pós-graduação stricto sensu a nível de mestrado para o CCSA.

  1. Como se compõe seu Centro?

Graduação:

Acadêmicos CCSA: 769 matriculados (2019)

Distribuídos em (5) Cursos de Graduação: Administração (154), Ciências Contábeis (194), Direito (200), Hotelaria (89), Turismo (132).

Docentes CCSA: Total de (65) docentes sendo (51) efetivos e (14) em CRES – Contratação em Regime Especial.

Formação dos docentes:

Pós-doutorado (3), Especialização (7), Mestrado (29), Doutorado (26)

Pós-graduação lato sensu: 

Assessoria e Gerenciamento empresarial – (30) Alunos – Concluída em 2019

Auditoria e Perícia Contábil, Tributária e Trabalhista – (40) Alunos em andamento.


0
0
0
s2sdefault