Logo Unioeste
0
0
0
s2smodern

Convenio INSTISUL 4

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) campus de Toledo, por meio da interveniência do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), firmou termo de cooperação técnica com o Instituto Sul Americano de Desenvolvimento, Interação e QI (Instisul), com sede na cidade de Umuarama/PR.

O Instisul é uma organização formada por estudiosos, filósofos, cientistas e outras mentes pensantes residentes na América do Sul. O Instituto está criando um acervo avançado de dados e informações sobre a América do Sul, como que redescobrindo o Continente com olhos para o futuro, para em seguida por tudo isso em análise e estabelecer parâmetros de desenvolvimento e interatividade. Dentre os propósitos, está a elevação dos índices de interatividade, a melhora na qualidade interna do Continente Sul Americano, das suas pessoas e dos seus ambientes. Por isso, o Instituto busca a formação da consciência mútua do ser sul-americano, pela definição do pensamento sul-americano, pelo impacto e influências em políticas públicas e privadas referentes às pessoas e ambientes do Continente e através de uma mais saudável e proveitosa interatividade continental nas áreas da cultura, geografia, pedagogia, política, saúde, alimentação, economia, turismo, mídia e segurança interna.

Conforme o atual coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR), professor Jandir Ferrera de Lima, “desde a sua criação, o NDR vem buscando parcerias nas mais diversas áreas para poder atender a sociedade civil organizada e as demandas dos entes públicos. Essa parceria com Instisul nos ajudará a contribuir com o desenvolvimento humano por meio de estudos, pesquisas e ensino”.

O presidente do Instisul, o escritor e eticista Sergio Avrella, informa que “o Instituto tem ainda a finalidade de despertar ligações amigas de convivência, proteção e prosperidade. Diferenças de visão, de raças, de costumes, de sentimentos e no estágio de desenvolvimento não serão razões para preconceitos. Os diversos idiomas e culturas existentes aqui também não impedem a boa comunicação, o bom contato e a realização de um trabalho conjunto de grande efetividade”.

Dentre as atividades já implementadas pelo Instisul encontra-se o Fórum de Desenvolvimento “o Noroeste ao seu alcance” realizado nas cidades de Cianorte (PR) e Umuarama (PR). Dentre os objetivos do Fórum está a promoção do desenvolvimento regional do Noroeste do Paraná.

Nesse sentido, a cooperação técnica com o NDR irá contribuir para o desenvolvimento de estudos técnicos no âmbito do desenvolvimento regional e territorial, na formação de indicadores de desenvolvimento, na promoção conjunta de treinamentos e pesquisas.

Informações

Para mais informações sobre o Instisul e suas atividades basta acessar o site: www.instisul.org

Convenio INSTISUL 1


Texto: Jandir Ferrera de Lima

Colaboração: Luis Gustavo

0
0
0
s2smodern