Logo Unioeste

O curso “CENÁRIOS POLÍTICOS E PEDAGÓGICOS” é uma proposição do Grupo de Pesquisa em Educação e Formação de Professores – GPEFOR, que ao longo dos seus nove anos de atividades se dedica em pesquisar e contribuir nos processos de formação de professores. A história educacional brasileira e dos cursos iniciais de formação de professores, são marcadas por disputas e embates entre diferentes perspectivas. Entende-se que, por um lado, as demandas neoliberais são atendidas por meio de orientações que se manifestam através de leis, diretrizes, resoluções, decretos e normativas, as quais constituem os processos formativos de professores, suas práticas pedagógicas e caracterizam a qualidade da educação nacional. Entretanto, a formação de professores é também espaço em que se manifestam os interesses da classe trabalhadora, que luta pela melhoria da qualidade (no sentido emancipatório do termo) da educação oferecida na escola pública e que atende majoritariamente a alunos oriundos dessa classe. Tendo em vista este panorama, o curso objetiva proporcionar elementos para a compreensão dos cenários políticos e pedagógicos que envolvem a educação brasileira e seus desdobramentos na formação e atuação de professores. Para isso, o curso será organizado com encaminhamentos metodológicos pautados em encontros presenciais e de estudos totalizando uma carga horária de 50 horas (sendo 32 horas em encontros presenciais e 18 horas destinadas a leituras e estudos dos textos indicados). Nos encontros presenciais, os temas serão abordados por professores pesquisadores do GPEFOR, a partir da indicação de leituras prévias que subsidiem os temas propostos para cada encontro. Dessa forma, a contribuição esperada é que a análise dos cenários políticos e pedagógicos amplie as possibilidades de enfrentamento aos desafios postos à educação pública brasileira.

ACESSE NOSSO SITE E FAÇA SUA INSCRIÇÃO CLICANDO AQUI!