Há uma grande dificuldade, por parte dos acadêmicos de Odontologia, em correlacionar e aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos na disciplina de Patologia Geral e Buco-dental – tanto à nível microscópico quanto macroscópico –, com os fundamentos práticos aprendidos em Estomatologia.
Esse grave problema se torna ainda mais expressivo com o início das atividades clínicas, cujo objetivo que seria interligar os conceitos teóricos da Patologia com a abordagem clínica da Estomatologia, visando à elaboração de um diagnóstico completo, é ofuscado por uma abordagem superficial, impedindo que o processo de aprendizado seja satisfatório e proveitoso.
A falta de integração e correlação das informações resulta na formação de um profissional sem a perspicácia e a habilidade para lidar com a diversidade de situações clínicas, devido à uma experiência pautada em um conhecimento insuficiente. Frente a tal problema de ensino-aprendizado, é que esta equipe docente teve a iniciativa de desenvolver e incorporar um trabalho interdisciplinar de vasto acesso, visando oferecer ao aluno a ideia de continuidade e lógica entre os conhecimentos das disciplinas e uma experiência clínica mais rica e produtiva, com a esperança de também estender amplamente a informação aos interessados por meio desta plataforma online.