Logo Unioeste
bannerposgraduacao

Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade

O Governo do Estado está organizando a 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação do Paraná e a 5ª Conferência Regional Sul de Ciência, Tecnologia e Inovação. Os dois eventos integram a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação, que será realizada no período de 4 a 6 de junho de 2024, em Brasília, no Distrito Federal. A iniciativa é coordenada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior do Paraná (Seti), em parceria com a Secretaria da Inovação, Modernização e Transformação Digital (SEI), a Fundação Araucária de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico do Paraná e a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Os eventos acontecem em Curitiba nos dias 3 e 4 de abril e 25 e 26 de abril, respectivamente, reunindo representantes de instituições de ensino superior públicas e privadas, instituições de pesquisa científica e tecnológica, comunidade científica, ecossistemas de ciência, tecnologia e inovação, ambientes promotores de inovação, organizações da sociedade civil, além de gestores e técnicos governamentais e representantes do setor produtivo empresarial.

Com o tema Justiça, Sustentabilidade e Desenvolvimento, nesta edição as conferências estadual e regional pretendem promover a participação cidadã nos debates, a fim de balizar a formulação de políticas públicas que contribuam para o fortalecimento da democracia e o desenvolvimento socioeconômico e sustentável. O objetivo é debater temas relacionados ao desenvolvimento de políticas públicas voltadas para o segmento científico, tecnológico e de inovação, articulando ações de parceria e cooperação para uma economia com base no conhecimento.

WhatsApp Image 2024 04 25 at 11.54.28
Duas professoras do curso de Nutrição da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Daniela Miotto Bernardi e Maryelle Cristina Souza Aguiar e um grupo de alunas, tiveram a oportunidade de conhecer as instalações do Centro de Engenharias e Ciências Exatas(CECE) no Parque Tecnológico Itaipu (PTI) em Foz do Iguaçu.

A visita foi organizada pelo professor do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS), Claudio R. M. Mauricio, um dos coordenadores do Laboratório de Computação Gráfica (LabCG). Durante a visita, os alunos Francisco Del’Gaudio e Vinicius Dias, membros do LabCG, receberam o grupo e apresentaram os projetos desenvolvidos no laboratório.

Além de conhecer as atividades do LabCG, o grupo aproveitou para explorar outras iniciativas do PTI, incluindo o projeto 5G, a incubadora de empresas e o centro de negócios. A coordenadora de área do CECE, Lilian Camargo, e o Diretor do Centro, Romeu Reginato, deram as boas-vindas ao grupo e acompanharam a visita.

Aproveitando a participação no SEU no campus de Foz do Iguaçu, essa experiência fortaleceu os laços entre as instituições promovendo a troca de conhecimento e colaboração.

WhatsApp Image 2024 04 25 at 18.42.54 1WhatsApp Image 2024 04 25 at 18.42.54 2WhatsApp Image 2024 04 25 at 18.42.54 3WhatsApp Image 2024 04 25 at 18.42.54
🌟 Não deixe escapar a chance de aprimorar seus conhecimentos! 🎓

O Edital de Seleção para Aluno Especial no Mestrado Profissional em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS), para o 2º semestre de 2024, já está disponível. 🚀

⏰ Atente-se às datas importantes:
📅 Período de inscrições: 13/05/2024 até 24/05/2024.

Garanta seu lugar e amplie suas perspectivas acadêmicas!

Saiba mais em: http://www.unioeste.br/ppgtgs/

Edital de seleção (aba "Editais"): clique aqui

Quadro de horários (aba "Discentes"): clique aqui

Inscreva-se em: http://www.unioeste.br/pos/inscricoes

Edital Alunos Especiais PPGTGS

No mês de março, a Professora Fabiana F. F. Peres, docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade (PPGTGS), realizou uma visita à Universidade da Florida, localizada em Gainesville, nos Estados Unidos. A visita teve como objetivo estabelecer relações acadêmicas e construir parcerias internacionais. A visita contou com o participação do Professor João Marcelo Xavier Natario Teixeira, da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), dentro do contexto da cooperação estabelecida entre o PPGTGS, UFPE e o CEASB/Parque Tecnológico Itaipu (PTI).

Durante sua visita, a Professora Fabiana participou de reuniões para discutir possíveis colaborações em projetos de pesquisa e iniciativas acadêmicas. Além disso, ela teve a oportunidade de conhecer de perto as instalações e laboratórios da universidade, trocando experiências e compartilhando conhecimentos.

Como resultado da iniciativa, o PPGTGS recebeu o contato do Professor Alexandre Gomes de Siqueira, da Universidade da Florida, manifestando interesse em visitar a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para explorar possíveis colaborações e parcerias entre as instituições.

A visita do Professor Alexandre representa uma excelente oportunidade para estabelecer os laços acadêmicos entre o PPGTGS e instituições internacionais de renome.

A iniciativa demonstra o compromisso do programa em promover a internacionalização e excelência acadêmica, contribuindo para o desenvolvimento científico e tecnológico do ecossistema PTI, da região e do país.

fab1fab2fab3fab4fab5

Endereço:

Unioeste/Campus de Foz de Iguaçu
Parque Tecnológico Itaipu - Bloco B5 – Espaço 2 - Av. Tancredo Neves, 6731 CEP 85856-970 – Foz do Iguaçu – PR