A ideia de realizar I SEMINÁRIO ESTADUAL - A PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA E A EDUCAÇÃO PÚBLICA PARANANENSE: 30 ANOS DO CURRÍCULO BÁSICO está associada a um conjunto de atividades desenvolvidas pelo Grupo de Pesquisa História Sociedade e Educação no Brasil, GT do Oeste e Sudoeste do Paraná, sediado na UNIOESTE, tendo como sigla HISTEDOPR. Devido às características multicampi da Unioeste, o HISTEDOPR também se organiza desta forma, contando com pesquisadores nos campi de Cascavel, Foz do Iguaçu e Francisco Beltrão. O HISTEDOPR é um GT do HISTEDBR Nacional, sediado na Unicamp.
Dentre um conjunto de atividades desenvolvidas pelo grupo, que justificam o evento, destacamos:
Em relação ao conjunto dos acontecimentos no campo da Educação Brasileira, podemos considerar que a Pedagogia Histórico-Crítica é recente. Contudo, nestes poucos anos de existência, aproximadamente quatro décadas, ela não só tem marcado presença e se tornado conhecida, como é referência, praticamente obrigatória, quer seja para a historiografia e para a história da educação, bem como para os Projetos Político-Pedagógicos (PPPs), das escolas e até mesmo nas propostas pedagógicas de Secretarias de Estado da Educação e Secretarias Municipais de Educação.
Concorde-se ou não com ela, adote-se ou não na prática pedagógica, ela está presente nas discussões travadas no interior das instituições escolares. Ela está registrada na história e na historiografia da educação brasileira e paranaense, fazendo parte dos referenciais dos educadores.
A partir dessa constatação sentimos a necessidade de debater tais contribuições em um evento, de caráter estadual, visando resgatar parte dessa trajetória e conhecer algumas das experiências realizadas nesses 30 anos de Currículo Básico.
Nosso público alvo são os professores da educação básica das redes públicas e privadas, os estudantes de graduação e pós-graduação e professores do ensino superior afeto as licenciaturas, militantes dos movimentos sociais organizados, bem como pesquisadores do campo da educação.
O objetivo geral do evento é:
Analisar em que medida a Pedagogia História-Crítica (PHC) influenciou/influencia, contribuiu/contribui na luta pela escola pública e para pensar a prática pedagógica na /da educação no Paraná.
Os objetivos específicos do evento são: