APRESENTAÇÃO

A realização do 2° Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação – II EAICTI nos dias 29 e 30 de setembro de 2016, é organizada pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.

O EAICTI faz parte do calendário acadêmico da Unioeste, sendo uma contrapartida ao programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica do CNPq e da Fundação Araucária. Este programa tem papel importante na preparação dos jovens pesquisadores para a o desenvolvimento de pesquisa, da ciência, da tecnologia e da inovação.

É, também, o momento de divulgação das contribuições científicas, tecnológicas e de inovação envolvendo os temas desenvolvidos nas Instituições de Ensino pelos acadêmicos de Iniciação Científica, além de compartilhar as experiências, dificuldades e discutir a atividades de Iniciação Científica.

A participação em projetos de iniciação científica comprovadamente contribui para o ingresso do aluno em Programas de Pós-Graduação e, além de complementar a sua formação acadêmica e de introduzir o aluno na pesquisa científica, é fundamental para a formação de recursos humanos qualificados.

Assim, é com grata satisfação que divulgamos a programação e o ensalamento dos trabalhos a serem apresentados no II Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação.

Alex Sandro Jorge
Coordenador do II EAICTI

Prefácio

A Universidade Estadual do Oeste do Paraná - UNIOESTE tem a satisfação de sediar o 2° Encontro Anual de Iniciação Científica, Tecnológica e Inovação – II EAICTI, que ocorrerá entre os dias 29 e 30 de setembro de 2016, nas dependências da Unioeste-Campus de Cascavel e deseja boas-vindas aos acadêmicos e docentes da Unioeste que participam do evento, bem como das demais universidades convidadas.

O EAICTI é um evento promovido anualmente que objetiva promover a divulgação da pesquisa desenvolvida por alunos de curso de graduação que participam do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (PIBITI), e a integração entre alunos e pesquisadores durante a apresentação dos resultados de suas pesquisas.

A coordenação dos programas PIBIC e PIBITI da UNIOESTE, juntamente com os membros dos comitês assessores de bolsas e o Comitê Externo do CNPq buscam a excelência no processo de seleção, acompanhamento, avaliação e divulgação das pesquisas desenvolvidas pelos acadêmicos de cada uma das IES.

Desejamos que o evento seja um momento de reflexão acerca da iniciação científica e que todos aproveitem da melhor forma sua estada no Oeste do Paraná.

Agradecemos a todos os indivíduos que, por vários meios, responderam positivamente ao apelo de apoio para a realização deste II EAICTI. Este é um momento muito especial para todos nós, momento de nos confraternizarmos, fazermos novas amizades, compartilharmos as nossas dificuldades e também as vitórias e, principalmente, momento de apresentarmos, trocarmos e discutirmos nossas atividades de Iniciação Científica.

Silvio César Sampaio
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação