Logo Unioeste
2
01 / 01

1

2

3

Disk Provou:
(45) 3220-4224

Horário de atendimento:
Segunda à sexta 
09:00 às 12:00
 14:00 às 17:00

E-mail:
provou@unioeste.br

 

  O que é? 

O Provou é o Programa de Ocupação das Vagas Ociosas da Unioeste.

É um processo seletivo que permite a transferência de acadêmicos de cursos de graduação seja no âmbito da Unioeste, para troca de turno e câmpus de funcionamento de curso, seja para permitir a transferência de acadêmicos de outras instituições de ensino superior. Além disso, propicia ao portador de diploma de graduação o ingresso em outro curso de graduação ou, ainda, a matrícula em disciplinas isoladas.

Essa seleção acontece condicionada ao término do ano letivo anterior para que seja verificada a existência de vagas decorrentes de transferências, cancelamentos ou desistências. Em razão disso o cronograma e documentação necessária, geralmente, são publicados até o fim do mês de janeiro (salvo quando, por algum motivo, o ano letivo da Unioeste é postergado).

  Quem pode participar? 
Da primeira podem participar apenas acadêmicos da Unioeste. Já na segunda etapa, qualquer acadêmico que esteja com vínculo ativo na sua instituição de origem pode participar.
Considera-se vínculo ativo quando o candidato está matriculado em uma instituição de ensino superior, ou com matrícula trancada para o ano letivo a que se refere o Provou.
Na terceira etapa, podem participar apenas aqueles que concluíram curso de graduação, reconhecido, em qualquer área.
  Como Funciona? 
O Provou também ocorre anualmente já que o regime da Unioeste é anual.

O cronograma é disponibilizado na página do Provou, na área de Publicações (esta área só aparece no menu lateral apenas a partir da definição e publicação do cronograma).

Essa seleção é dividida em 3 etapas:
  • Primeira Etapa: Transferência interna para o mesmo curso (restrita à acadêmicos da Unioeste para a troca de turno ou de câmpus de funcionamento do curso) - Não há cobrança de taxa de inscrição;
  • Segunda Etapa: Transferência interna para cursos afins e transferência externa para mesmo curso ou curso afim (para acadêmicos da Unioeste pleitearem a transferência para cursos que sejam considerados afins ao seu e, também, para acadêmicos de outras instituições pleitearem a transferência para mesmo curso ou curso afim) - É cobrada taxa de inscrição para todos os inscritos;
  • Terceira Etapa: Ingresso como portador de diploma ou matrícula em disciplinas isoladas - Não é cobrada taxa de inscrição.
Publicadas as vagas, inicia-se o processo de inscrição, respeitado o cronograma.

O processo é semelhante em todas as etapas:
- Inscrição via internet;
- Entrega da documentação via protocolo, no câmpus de funcionamento do curso;
- Análise da documentação pela Secretaria Acadêmica;
- Análise da documentação pela Coordenação de Curso;
- Publicação do resultado e convocação para matrícula (havendo mais candidatos do que vagas disponíveis, é realizada a aplicação de prova com o respectivo conteúdo da(s) série(s) imediatamente anterior(es) à vaga pleiteada).
  Cursos Afins
A tabela de cursos afins é publicada a cada edição e é elaborada com base nas definições dos respectivos Colegiados de Curso.
Para verificar se seu curso tem afinidade com algum curso da Unioeste, verifique a tabela utilizada na edição anterior (a critério do Colegiado do Curso, essa tabela poderá ser alterada a cada edição do Provou).
  Importante
Verifique como ocorreu a última seleção em Edições Anteriores.
Leia os editais, observe os prazos e principalmente a documentação necessária.
Acompanhe nosso site mantendo-se atento ao que for disponibilizado na área de Publicações.