Logo Unioeste
Pró-Reitoria de Graduação
01 / 01

Pró-Graduação

Pró-Reitoria de Graduação

Matemática

   
Campus: Campus de Foz do Iguaçu
Centro: Centro de Engenharias e Ciências Exatas
Turno: Matutino
Duração Mínima: 4 anos
Duração Máxima: 7 anos
Formação: Licenciado em Matemática
Tipo de Formação: Licenciatura Plena
Habilitação/Ênfase:

O Curso

Implantado no ano de 1998.



Perfil do Profissional
O graduado em Matemática deve desenvolver em seus alunos a capacidade social de comunicar-se matematicamente, favorecendo a utilização dos conhecimentos matemáticos para a compreensão consciente do mundo circundante, para que eles percebam que esta é uma ciência resultante de uma ação social, que é dinâmica e criativa.

Campo de Atuação
O licenciado em Matemática é autônomo, reflexivo, crítico, colaborador, investigador, enfim, possui múltiplas facetas e potencialidades e, ao final do curso, o graduado tem plenas condições de realizar um aprofundamento de seus conhecimentos por meio de cursos de pós-graduação, lato sensu (especialização) e stricto sensu (mestrado e doutorado).

Situação Legal
Reconhecimento - Decreto - 3441 Diário Oficial do Estado - 10/02/2016

Projeto Político-Pedagógico
Projeto Político-Pedagógico Resolução 220/2016-CEPE de 06/10/2016

Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE)
2005200820112014
3443
Coordenação
Marcos Lübeck
Email: marcos.lubeck@unioeste.br
Telefone: 45 35768152

Disciplinas da Estrutura Curricular
Descrição Carga Horária (horas) Oferta Série Ementa
Atividades Acadêmicas Complementares200Anual- ...
Formação Independente0Anual- ...
Fundamentos da Matemática136Anual1° ano Quantificadores. Dedução em Matemática. Operações Lógicas. Argumentos Válidos. Regras de Inferência. Teoria dos Conjuntos: Noção de Conjunto, Inclusão, Operações, Relações, Partições. Indução Matemática. 
Geometria Analítica102Anual1° ano Vetores, Operações com Vetores, Produto Escalar, Produto Vetorial, Sistemas de Coordenadas Cartesianas, Polares. Retas e Planos. Distância. Curvas Planas e Cônicas. 
Geometria Euclidiana136Anual1° ano Axiomas de Incidência e Ordem. Axiomas sobre Medição de Segmentos. Axiomas sobre Medição de ângulos. Congruência de Triângulos. O Teorema do ângulo Externo. O Axioma das Paralelas. Semelhança de Triângulos. Circunferência. Áreas. Ponto, Reto e Plano no Espaço Tridimensional. Interseção de Retas e Planos. Paralelismo e Perpendicularismo. Poliedros. Teorema de Euler. Prismas, Pirâmides, Troncos, Esferas, Cilindros e Cones. 
Informática Aplicada à Educação Matemática102Anual1° ano Noções acerca das tecnologias da informação e comunicação aplicadas à Educação Matemática. Estudo de tópicos matemáticos, junto com o planejamento e a implementação de aulas, utilizando editores de texto, planilhas eletrônicas, internet e softwares matemáticos educativos que auxiliam no ensino e na aprendizagem da Matemática na atualidade. 
Matemática Básica136Anual1° ano Conjuntos Numéricos. Simplificações Algébricas. Conceito de Função. Funções Lineares, Quadráticas e Modulares. Polinômios. Funções Exponenciais e Logarítmicas. Análise Combinatória. Binômio de Newton. 
Tendências em Educação Matemática136Anual1° ano Discussões e reflexões acerca dos processos de ensino e aprendizagem articulados às tendências em Educação Matemática (Resolução de Problemas, Modelagem Matemática, Etnomatemática, História da Matemática, Tecnologias de Informação e Comunicação, Investigação Matemática) voltadas para a Educação Básica, de modo a atender as questões socioambientais, éticas, de inclusão de minorias (afrodescentes, indígenas, pessoas com deficiência, adolescentes e jovens em cumprimento de medidas socioeducativas, entre outros), de gênero, sexual, religiosa, de faixa geracional e sociocultural como princípios de equidade, apresentando práticas metodológicas alternativas para o ensino de Matemática.  
Cálculo I136Anual2° ano Desigualdades e Valor Absoluto. Limite e Continuidade. Derivadas. Técnicas de Derivação. Valores de Máximo e Mínimo e suas Aplicações. Integrais e Aplicações. Função Exponencial e Logarítmica. Técnicas de Integração. Integrais Impróprias. 
Desenho Geométrico68Anual2° ano Construções Geométricas Elementares; Segmentos Construtíveis e Expressões Algébricas; Equivalência de Áreas; Processos Aproximados; Isometrias e Congruências; Homotetias e Semelhanças. 
Didática Aplicada ao Ensino da Matemática102Anual2° ano Estudo e reflexão a respeito do processo de ensino e aprendizagem da Matemática, e estudo dos elementos constitutivos da prática pedagógica sob a perspectiva da Didática da Matemática. Opções metodológicas para o trabalho com os conteúdos estruturantes para o ensino da Matemática na Educação Básica. Organização e condução das ações educativas sobre problemáticas centrais da sociedade contemporânea.  
Laboratório de Ensino de Matemática68Anual2° ano Estudo da organização dos conteúdos de Matemática, bem como análise e produção de materiais didáticos e o desenvolvimento de atividades para a sala de aula da Educação Básica. Tópicos de Educação Matemática que relacionam de maneira interdisciplinar e transversal o papel do professor, os processos de ensino e aprendizagem e de avaliação com a realidade educacional, sociocultural e ambiental contemporânea. 
Libras68Anual2° ano Retrospectiva histórica sobre os Surdos, sua cultura, sua identidade, suas conquistas legais em âmbito internacional e nacional e a legitimação da Libras como língua oficial dos Surdos no Brasil. Fundamentos da Língua Brasileira de Sinais. Prática inclusiva e cultura da pessoa Surda. 
Psicologia Aplicada à Educação Matemática68Anual2° ano Teorias da cognição e sua relação com a sala de aula de matemática. Processos de ensino e aprendizagem articulados com as tendências pedagógicas e aplicados ao cotidiano dos professores e alunos. 
Trigonometria e Números Complexos68Anual2° ano Relações no triângulo retângulo. Ciclo Trigonométrico. Funções Trigonométricas. Identidades Trigonométricas. Números Complexos (noções básicas). 
Álgebra Linear136Anual2° ano Matrizes e Determinantes. Sistemas de Equações Lineares. Espaços Vetoriais. Subespaços Vetoriais. Bases e Dimensão. Transformações Lineares. Autovalores e Autovetores. Produto interno e Ortogonalização de Bases. Diagonalização de Operadores. 
Cálculo II136Anual3° ano Seqüências e Séries Numéricas. Séries de Potências. Limites e Continuidade. Funções de Várias Variáveis. Quádricas. Derivadas Parciais. Derivadas Direcionais. Mudança de Coordenadas: Polares, Cilíndricas, Esféricas e Jacobiano. Integrais Múltiplas. 
Estatística68Anual3° ano Estatística Descritiva. Probabilidade. Estimação de Parâmetros. Testes de Hipótese. 
Estruturas Algébricas136Anual3° ano Tópicos em Teoria dos Números. Relações. Aplicações. Operações. Grupos. Anéis. Ideais. Corpos. Anéis de Polinômios. 
Estágio Supervisionado I204Anual3° ano Análise, discussão e reflexão do sistema escolar da Educação Básica. Realização de estágio na forma de observação, participação e regência, de modo a desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, realizem atividades de planejamento e atendam o projeto pedagógico da escola. Observação e participação no 1º, 2º, 3º, 4º e 5º ano do Ensino Fundamental. Elaboração e execução de planos de trabalho docente no 6º, 7º, 8º e 9º ano do Ensino Fundamental, e a implementação de projetos visando à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade tendo como foco norteador a disciplina de Matemática. 
Introdução ao Trabalho Científico68Anual3° ano Apresentar diferentes tipos de pesquisas e textos acadêmicos para propiciar discussões e reflexões sobre o fazer científico enfatizando a metodologia científica do trabalho. Apresentar e aplicar as normas da ABNT para trabalhos acadêmicos. Elaborar projetos de continuidade acadêmica, podendo este ser desenvolvido na modalidade de Monografia, nas áreas de Educação Matemática, Matemática, e outras de interesse, desde que estejam relacionadas com a Licenciatura em Matemática.  
Optativa68Anual3° ano ...
Políticas Educacionais68Anual3° ano Estudo das políticas públicas e de gestão da educação brasileira, sua história, fundamentos e metodologias, compreendendo a estrutura do sistema educacional e o papel dos seus agentes, considerando as leis e legislações atuais, a educação ambiental, a educação especial e inclusiva, os direitos humanos e educacionais, a diversidade étnico-racial, de gênero, sexual, religiosa e de faixa geracional. 
Análise Real136Anual4° ano Conjuntos Enumeráveis. Números Reais. Seqüências e séries de números Reais. Topologia da Reta. Limites de Funções. Continuidade. Derivadas. Integral de Riemann. Teorema Fundamental do Cálculo.  
Cálculo III136Anual4° ano Cálculo Vetorial: Funções Vetoriais, Derivadas, Integrais, Campos, Divergente, Rotacional. Teoremas de Green, Gauss e Stokes. Equações Diferenciais de Ordem “n”, Homogêneas e Não Homogêneas. 
Estágio Supervisionado II204Anual4° ano Análise, discussão e reflexão dos elementos constitutivos do sistema escolar do Ensino Médio. Realização de estágio na forma de observação, participação e regência, de modo a desenvolver ações que valorizem o trabalho coletivo, realizem atividades de planejamento e atendam o projeto pedagógico da escola. Implementação de projetos visando à interdisciplinaridade e multidisciplinaridade tendo como foco norteador os conteúdos estruturantes de Matemática para o Ensino Médio. 
Física136Anual4° ano Mecânica, Ondulatória, Termodinâmica, Eletromagnetismo, Ótica, Física Moderna e atividades práticas, incluindo a construção de materiais didáticos para auxiliar na visualização e compreensão dos conceitos de Física no processo de ensino e aprendizagem.  
História e Filosofia da Matemática102Anual4° ano Estudo da História e Filosofia da Matemática a partir de concepções, teorias e ideias de diferentes contextos socioculturais, dos primórdios da humanidade à contemporaneidade, compreendendo os antigos, os medievais, os modernos e os atuais temas matemáticos, as produções científicas, as personalidades, as crises e as correntes histórico-filosóficas. Tópicos sobre o uso da História e Filosofia da Matemática aplicada à Educação Matemática. 
Monografia68Anual4° ano Apresentação, discussão e implementação de pesquisas referentes a projetos científicos elaborados na área de concentração em Educação Matemática, Matemática e suas aplicações ou ensino e aprendizagem da Matemática e seus fundamentos pedagógicos, históricos, filosóficos, epistemológicos, cognitivos e sociológicos, de maneira a cumprir o desenvolvimento do trabalho na modalidade de monografia.  
Métodos Numéricos68Anual4° ano Teoria dos Erros. Resolução de Equações Algébricas e Transcendentes. Resolução de Sistemas de Equações Lineares e Não Lineares. Integração Numérica. Interpolação. Ajuste de Curvas. Noções sobre resolução numérica de equações diferenciais. Utilização de computador ou calculadora como ferramenta para o processo de ensino e aprendizagem da matemática. 
Docentes
Nome Titulação Telefone Institucional Email Lattes
Carlos dos SantosMestrado55 45 35768152carlos.santos2@unioeste.brlattes.cnpq.br/2402007695121599
Claiton Petris MassaroloDoutorado55 45 35768152claiton.massarolo@unioeste.brlattes.cnpq.br/7988128497801929
Emerson LazzarottoDoutorado55 45 35768152emerson.lazzarotto@unioeste.brlattes.cnpq.br/6092096824405681
Fernando Mucio BandoDoutorado55 45 35768152fernando.bando@unioeste.brlattes.cnpq.br/5793001633161555
Jose Ricardo SouzaDoutorado55 45 35768115jose.souza2@unioeste.brlattes.cnpq.br/4770395854277006
Katiani Pereira da Conceição Doutoradokatiani.conceicao@unioeste.brlattes.cnpq.br/1554427612484722
Kelly Roberta Mazzutti LübeckDoutorado55 45 35768806kelly.lubeck@unioeste.brlattes.cnpq.br/0566437269280224
Luciano PanekDoutorado55 45 35768299luciano.panek@unioeste.br
Marcos LübeckDoutorado55 45 35768152marcos.lubeck@unioeste.br
Matheus Thomé Albano GuimarãesMestradomatheus.albano@unioeste.brlattes.cnpq.br/3977870793817628
Nayene Michele Paião PanekDoutoradonayene.panek@unioeste.brlattes.cnpq.br/0990388346952196
Reginaldo Aparecido ZaraPós-Doutorado55 45 35768188reginaldo.zara@unioeste.br
Renata Camacho BezerraDoutorado55 45 35768100renata.bezerra@unioeste.brlattes.cnpq.br/3960357191532853
Vanessa Lucena Camargo de Almeida KlausMestradovanessa.almeida3@unioeste.brlattes.cnpq.br/4002703346200955
Regulamentos
Titulo Data Arquivo
Regulamento de Estágio22/05/2014Resolução 127/2014-CEPE
Regulamento de Monografia14/05/2013Resolução 097/2009-CEPE
Projetos de Ensino
Titulo Tipo Início Coordenador
Projeto de Ensino: Curso Introdutório de Cálculo em uma Variável ComplexaProjetos de Ensino - 50989/201702/05/2017 - Atividade em AndamentoClaiton Petris Massarolo

Fonte: Academus; Curso FOZ0031 ; Grade 2017/1 ; Prd. Letivo de Vigência 2018