Logo Unioeste
PEIEX

O PEIEX é o Programa de Qualificação para Exportação oferecido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos Apex-Brasil em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) para que sua empresa inicie o processo de exportação de forma planejada e segura.
O PEIEX tem como objetivo qualificar empresas para acessar o comércio exterior. É um instrumento de caráter estruturante aos setores e de reforço da base exportadora do Brasil.

APEX-BRASIL

A Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) atua para promover os produtos e serviços brasileiros no exterior e atrair investimentos estrangeiros para setores estratégicos da economia brasileira.
Para alcançar os objetivos, a Apex-Brasil realiza ações diversificadas de promoção comercial que visam promover as exportações e valorizar os produtos e serviços brasileiros no exterior, como missões prospectivas e comerciais, rodadas de negócios, apoio à participação de empresas brasileiras em grandes feiras internacionais, visitas de compradores estrangeiros e formadores de opinião para conhecer a estrutura produtiva brasileira entre outras plataformas de negócios que também têm por objetivo fortalecer a marca Brasil.
A Agência também atua de forma coordenada com atores públicos e privados para atração de investimentos estrangeiros diretos (IED) para o Brasil com foco em setores estratégicos para o desenvolvimento da competitividade das empresas brasileiras e do país.

METODOLOGIA PEIEX

O atendimento do PEIEX é feito pela a equipe do Núcleo Operacional com base em visitas às empresas: a 1ª visita tem o objetivo de medir o potencial exportador; a 2ª visita é a ocasião em que o técnico do PEIEX faz um diagnóstico do negócio para identificar o nível de prontidão da empresa para a exportação. Com base nas informações levantadas, a equipe do Núcleo PEIEX elabora um plano de trabalho com a implantação de requisitos necessários à exportação.
O PEIEX prepara as empresas brasileiras para que possam iniciar o processo de exportação de seus produtos e serviços de forma planejada e segura.
O Programa é executado em parceria com universidades, centros de pesquisa e federações de indústria em regiões com potencial exportador.
O Programa oferece:
  • Consultoria técnica especializada;
  • Diagnóstico de prontidão para a exportação;
  • Capacitações específicas relacionadas ao comércio exterior;
  • Recomendações técnicas e gerenciais. 
Anexo2 Apresentacao PEIEX

NÚCLEO OPERACIONAL

Presente em todos os estados do Brasil com 34 Núcleos Operacionais ativos e outros em planejamento, somando 1.313 municípios, 237 técnicos extensionistas, 7.747 empresas para exportação entre 2016 e 2018, 20.000 empresas concluíram o programa em 8 anos.
No Paraná, o PEIEX atua nas regiões de Curitiba, Londrina e Maringá desde 2009, e em Cascavel, desde de 2013, em parceria com a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), que qualificou 523 empresas entre 2013 e 2018, e tem como meta qualificar pelo menos 200 empresas no biênio 2019-2021.
Cada núcleo operacional possui uma equipe capacitada, formada por um coordenador, um monitor, técnicos extensionistas com conhecimentos multidisciplinares e apoio técnico, todos com o objetivo de propor e implementar melhorias para qualificar as empresas. 
Os atendimentos dos técnicos extensionistas nas empresas inscritas no programa podem ser realizados conforme a necessidade de cada empresa e de forma gratuita. A partir das visitas, os técnicos extensionistas elaboram um diagnóstico sobre a gestão da empresa, propõem melhorias contatando os parceiros e na sequência é iniciado o plano de trabalho para qualificação - seja exportação indireta, direta, direta e indireta e exportação de serviços - utilizando da metodologia especifica proposta pela APEX-Brasil para o PEIEX.
Evolucao PEIEX CSC
peiex unioeste apex gov fed