bannerposgraduacao

Mestrado em Contabilidade

Acadêmico: Wagner Dantas de Souza Junior

Título da Dissertação: A relação entre governança e eficiência econômica em cooperativas agropecuárias brasileiras.

Orientador: Geysler Rogis Flor Bertolini

Benefícios para a sociedade: o trabalho avaliou a eficiência produtiva das cooperativas por uma ótica de valor econômico agregado (EVA), isto é, pelo lucro de um determinado período adicionado da superação do custo do capital de seus associados. Nesta ótica foram encontrados níveis de eficiências entre as 35 cooperativas agropecuárias brasileiras avaliadas, empresas que são referência nesse modelo no setor, empresas que possuem ganhos de escala em sua capacidade produtiva, e que existe associação entre a variável governança (medida pelo nível de despesas operacionais) e o desempenho econômico das empresas. As cooperativas possuem uma série de iniciativas ou benefícios indiretos que são entregues aos seus associados, tais como assistência técnica, intermediação de preços, antecipação de crédito, entre outros, mas que são contabilizados como custos e despesas e reduzem o lucro contábil do exercício. Esse trabalho sugere que as cooperativas devem ser avaliadas considerando os benefícios diretos (sobras) e indiretos entregue aos cooperados, e que a análise de balanços deve ser adaptada para este tipo de negócio, a fim de se medir a sua real eficiência.

Endereço:

Unioeste /Campus de Cascavel /PPGC
Rua Universitária, 2069 - Sala 85 - 3º andar - Bairro Universitário - 85819-110 - Cascavel - PR