Logo Unioeste

Núcleo de Educação a Distância da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - NEaDUNI

O NEaDUNI teve seu inicio oficializado pelo MEC/UAB pela portaria nº 1051 de 9 de setembro de 2016. Neste mesmo ano foi contemplado pelo Edital 075 de 2014, iniciando seus atividades didático pedagógicas, com os cursos de Letras Libras Licenciatura e Bacharelado, o curso de Gestão Pública e o curso de pós graduação em Língua Inglesa. O vestibular ocorreu no dia 9 de abril de 2017, com inscrições aproximando-se de 2000, para um quantitativo de 1300 vagas, ofertadas para os 4 cursos.
Mais tarde, dada a grande procura pelo Curso de Letras Libras Licenciatura e a oportunização da entrada aos cursos pelo SISU e ENEM foram ampliadas mais 100 vagas.
O início das atividades, nos 10 Polos, deu-se no dia 30 de junho de 2017.
Os 10 Polos atendidos pela Unioeste/NEaDUNI são os seguintes: Céu Azul, Dois Vizinhos, Flor da Serra do Sul, Foz do Iguaçu, Guaraniaçú, Laranjeiras do Sul, Nova Santa Rosa, Pato Branco, Santo Antonio do Sudoeste e Ubiratã.
Para o ano de 2019, em consequência do Edital 5/2018 temos solicitação de  4 Estados num total de pedidos para 29 novos Polos.
Os Estados que solicitaram a presença da Unioeste/NEaDUNI são: Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
 Os aditamentos foram mudando a rostidade das ofertas e do movimento nômade do NEaDUNI.
Assim as atividades acadêmicas em 30 de junho de 2017 com 40 turmas dispersas em 10 Polos de Apoio presencial deram lugar a cursos ministrados  por reoferta.

Ou seja em menos de 2 anos estamos com o dobro de estudantes nesta modalidade e  73 turmas em atendimento em 40 novos Polos.

A seguir indicamos os polos atendidos pelo Edital 075 de 2014 abrigando cada um deles 4 turmas de acadêmicos dos seguintes cursos: Letras Libras Licenciatura, Letras Libras Bacharelado, Tecnologia em Gestão Pública e em curso de pós graduação em Língua Inglesa para professores do Ensino Fundamental e Médio. Somaram-se 40 turmas em um total inicial de 1600 acadêmicos da modalidade mediada pela tecnologia digital. Os Dez Polos pioneiros são: Céu Azul, Dois Vizinhos; Foz do Iguaçu; Flor da Serra do Sul; Guaraniaçu; Laranjeiras do Sul; Nova Santa Rosa; Pato Branco; Santo Antonio do Sudoeste; Ubiratã. 

Pelo edital 5/2018 o NEaDUNI oferta por meio do vestibular realizado em dezembro de 2018, mais vagas para os mesmos cursos menos o de pós-Graduação que não foi reofertado.

Temos como novos polos nesta reoferta diferentes cidades do Paraná, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.

 A soma total de ofertas dos dois editais foi de 3030 novos estudantes, resultando em estudantes ativos até o momento matriculados em 2419 tendo um total geral de 611 aguardando ou não o repercurso perfazendo um total de 20,17% de estudantes não ativos. Muito embora só saberemos com exatidão o número de desistentes, após a matricula no Repercurso de cada um dos cursos. Por conta dos dois editais temos então 73 turmas ativas. Estamos colocando números reais de vagas e números estimados de desistentes que pode aumentar ou diminuir após a abertura do processo de reoferta das componentes curriculares de cada curso.

Dos fins e Objetivos

O Núcleo de Educação a Distância da Unioeste(Neaduni) é uma unidade administrativa vinculada a Pró-Reitoria de Graduação, que tem por finalidade planejar,propor, administrar e avaliar as atividades de Ensino,Pesquisa e Extensão desenvolvidas pela Unioeste, na modalidade à distância.

O Neaduni é corresponsável na execução de suas competências com a direção dos Centros e respectivos Colegiados a que se vinculam os cursos e atividades a serem oferecidos na modalidade à distância.

 São objetivos do NEADUNI

I - propor o desenvolvimento de cursos e atividades na modalidade à distância;
II - administrar, coordenar, assessorar e acompanhar a criação e desenvolvimento de cursos e atividades na modalidade de educação à distância, no âmbito da graduação,pós-graduação, educação básica de jovens e adultos, educação profissional e técnica, assim como a oferta de disciplinas nos cursos presenciais da Unioeste; III - expandir e interiorizar a oferta de cursos de educação superior gratuito e de qualidade no país,no âmbito da Formação Continuada;
IV - estimular uma cultura institucional quanto ao uso de dispositivos e recursos digitais educativos como estratégias metodológicas no desenvolvimento de cursos à distância e melhoria da qualidade dos cursos presenciais;
V - manter intercâmbio e propor convênios com instituições nacionais e internacionais com interesses afins;
VI - incentivar a participação dos docentes das IES,apoiando iniciativas pioneiras no campo das inovações tecnológicas e da formação docente;
VII - estimular a produção de obras que representem o resultado de pesquisas e estudos ligados a EaD;
VIII - analisar e emitir parecer conclusivo sobre propostas de criação e extinção de cursos, programas, projetos e outra atividades de competência do Neaduni;
IX -promover a interação do Neaduni com os diversos segmentos acadêmicos e administrativos da Unioeste.

 

Organograma do NEADUNI

 

 organograma neaduni