Foi realizada na última quarta-feira (7), na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus de Foz do Iguaçu, a cerimônia de abertura do II Seminário Internacional de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável. A edição de 2019 do evento teve como tema “Águas, alimentos, saberes, inclusão social e produtiva nos territórios rurais da América Latina”.

A finalidade do Seminário foi promover o intercâmbio e disseminação de saberes e conhecimentos entre pesquisadores, professores, estudantes de pós-graduação, lideranças e entidades promotoras do desenvolvimento rural sustentável. O evento teve uma programação bastante ampla, incluindo a realização de mesas temáticas e apresentações de pesquisas em forma de grupos de trabalho. Cerca de 250 trabalhos foram inscritos e participaram representantes de programas de pós-graduação e gestores do Brasil, região trinacional, México e Bolívia.

Segundo o coordenador do Programa de Pós-graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Unioeste, Wilson João Zonin, “é fundamental que o país discuta os desafios e as perspectivas que se apresentam em termos de viabilidade e de expansão dos sistemas de produção sustentáveis, tanto em termos ambientais quanto sociais, na agricultura de pequena escala no Brasil, a exemplo da produção orgânica”. Ainda segundo Zonin, existe a necessidade de ampliar as pesquisas e discussões interdisciplinares sobre o desenvolvimento rural sustentável face à crise socioambiental generalizada.

Parceria com universidade mexicana

Durante o evento de abertura, o vice-reitor da Unioeste Moacir Piffer e o professor Drº César Adrián Ramirez Miranda, da Universidad Autónoma de Chapingo (México,) assinaram termo de parceria entre às instituições. A proposta contempla a mobilidade docente e discente entre as duas universidades.

A realização foi uma iniciativa conjunta do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Desenvolvimento Rural Sustentável (PPGDRS) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Embrapa Pantanal,  Universidade Federal da Integração Latino-Americana (UNILA), Facultad de Ingeniería Agronómica de la Universidad Nacional del Este (FIAUNE), Universidad Nacional de Misiones e Universidad Autónoma CHAPINGO, com patrocínio da Itaipu Binacional e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES.

SEMINARIO SUNT RURAL ABERTURA 19SEMINARIO SUNT RURAL ABERTURA 48