Logo Unioeste
0
0
0
s2sdefault

 


IMG 7496 Easy Resize

Hoje (11) o Centro de Reabilitação Física da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) fez a entrega de cadeiras de rodas motorizadas à comunidade externa.

Ao todo, foram entregues 30 cadeiras. A professora Cristina Diamante é responsável pela medida e entrega das cadeiras e explica que o Centro de Reabilitação Física da Unioeste possui alta e média complexidade e fornece, além dessas cadeiras, bengalas, andadores, muletas, cadeiras de roda de banho etc. “Temos um convênio com o Sistema Único de Saúde (SUS), então o Governo Federal repassa e quando o paciente é encaminhado pra cá, nós podemos fornecer todos esses meios auxiliares de locomoção e órteses para a prevenção de deformidades. Nós fazemos o intermédio”.

Ela afirma também que antes da entrega, é realizado uma análise de capacitação do paciente, pois nem todos podem receber as cadeiras motorizadas. “Existem algumas normas que fazem com que os pacientes recebam essas cadeiras ou não. Quando o paciente vem pra cá, fazemos essa análise porque ele tem que ter visão, audição, noção de direção, por exemplo, para poder conduzir”.

Depoimentos de pacientes

“Vou poder sair, não aguento mais ficar dentro de casa. Posso ir à igreja, a praça, passear sozinha até, pra mim é uma benção, vai me ajudar demais. Não tive que esperar muito, e agora já vou poder ter minha cadeira motorizada”. Ivonete Tereza Galon. Segundo Ivanir Galon, a irmã de Ivonete, ela tem paralisia e também quebrou as duas pernas, então estava de muleta, e aí há uns sete anos ela usa a cadeira de rodas, “mas essa motorizada pode dar mais liberdade, porque ela gosta de sair na rua, ir à missa, o maior benefício é dela”.

“Tenho muita esperança que vai me auxiliar muito, porque eu trabalho ainda, e pra isso vai me facilitar demais. Eu gosto muito de ir ao salão, à igreja, e não precisar de alguém pra me levar vai ser ótimo. Essa cadeira me traz a esperança de criar asas novamente. Passei por uma fase difícil de aceitação à cadeira de rodas, e essa motorizada me traz a chance de reconquistar a esperança”, comentou mais uma paciente contemplada com a cadeira, Otília Del Castanhel de Faveri

Texto: Amanda Alves/ Ana Cauneto

Foto: Andréa Pasquetti

IMG 7489 Easy Resize

Montagem entrega cardeiras de rodas

0
0
0
s2sdefault