Logo Unioeste
Foi realizada na última sexta-feira (15), no Campus de Foz do Iguaçu da Universidade Estadual do Oeste do paraná (Unioeste), a solenidade de premiação e certificação dos docentes do Colegiado de Ciência Sociais Aplicadas (CCSA) que atingiram as diretrizes de pesquisa e extensão do Nupesa – Núcleo de Estudos em Ciências Sociais Aplicadas para os anos de 2016 e 2017. O núcleo é coordenado pelo  professor Dr. Elói Junior Damke.
Na mesma solenidade, ocorreu o lançamento oficial do livro “Os instrumentos Urbanísticos Jurídicos no Novo Plano Diretor de Foz do Iguaçu”, organizado pelo professor Dr. Júlio César Garcia cujos autores são os alunos do curso de Direito.
A premiação, já tradicionalmente realizada desde o ano de 2014, efetivou-se por meio da entrega de troféus aos professores com maiores produtividade tanto na pesquisa quanto na extensão, conforme os critérios nos quadros anteriormente destacados. Em específico, foram premiados os docentes destaque em pesquisa de cada curso que compõe o CCSA de Foz do Iguaçu, assim como o docente destaque com maior volume de pesquisa no CCSA, assim como o curso destaque em pesquisa no CCSA, considerando as maiores pontuações. O mesmo ocorreu com a extensão: foram premiados os docentes destaques na extensão de cada curso que compõe o CCSA, assim como o docente e curso destaque em extensão no CCSA.
No biênio 2016/2017, a ascensão na pesquisa foi de 91,80% (de 122 para 234 trabalhos publicados), com destaque especial para a melhoria da qualidade nas publicações “qualisadas”. Do montante de 234 trabalhos, 28,42% foram publicados em periódicos constantes/ listados na plataforma Sucupira, com destaque especial para quatro trabalhos publicados no extrato “Qualis A-1/A-2” e 14 trabalhos no extrato Qualis “B-1/B-2”, o que denota uma crescente qualidade da produção científica do CCSA, destaca o Prof. Dr. Elói.
Em 2014, quando o Prof. Dr. Elói Junior Damke assumiu a coordenação do Nupesa, foram estabelecidas metas em conjunto com o conselho técnico científico do núcleo, especificamente, nesta época, a produção de um artigo ou projeto de extensão. Os resultados a partir desta diretriz foram superados e o CCSA obteve um aumento de 84,21% comparados ao ano anterior (2013). Na mesma época, também foram reconhecidos os docentes que atingiram a meta em 200% na pesquisa em relação ao previamente planejado. Posteriormente, no ano de 2015, considerando a mesma meta estabelecida para o ano de 2014, a ascensão foi de 11,58% e no biênio 2016/2017, 91,80%.
No ano de 2017, mais especificamente no dia 25 de julho de 2017, foram aprovadas pela coordenação do Nupesa e seu respectivo conselho técnico científico, as novas diretrizes de pesquisa e extensão para o CCSA. Em linhas gerais, para a pesquisa, os novos critérios de pontuação foram semelhantes aos estabelecidos pela Capes, com algumas diferenciações, conforme explicitado no quadro abaixo:
Por sua vez, como novidade, as novas diretrizes delineadas para de 2016/ 2017, assim como para o próximo biênio 2018/2019 buscaram evidenciar também os docentes extensionistas, adotando como critérios para a soma de pontos o exposto no quadro abaixo:
 Estiveram presentes na mesa de honra de abertura da cerimônia o diretor geral da Unioeste – Campus de Foz do Iguaçu, Prof. Dr. Fernando José Martins, o Prof. Ms.C. Antonio Carlos Nantes, diretor do CCSA, o Prof. Dr. Elói Junior Damke, coordenador do Nupesa, o Professor Marcos Gomes Vasconcellos, coordenador do curso de Administração, o Prof. Ms.C. Valdir Serafim Junior, coordenador do curso de Ciências Contábeis, a coordenadora do curso de Direito, Prof. Dra. Lissandra Espinosa de Mello Aguirre, o Prof. Dr. Claudio Alexandre de Souza, coordenador do Curso de Hotelaria, e a Prof. Ms.C. Aurelinda Barreto Lopes,  coordenadora do Curso de Turismo.
Cabe destacar que o evento contou com o apoio do CRA – Conselho Regional de Administração, representado neste ato pelo Delegado Adjunto Adm. Paulo Cesar Fernandes Junior, que patrocinou os troféus concedidos na premiação.
Os premiados da pesquisa foram: O Prof. Dr. Mauro José Ferreira Cury, do Curso de Turismo, o Prof. Dr. Claudio Alexandre de Souza e a Prof. Dra. Rosislene de Fátima Fontana, ambos do curso de Hotelaria e empatados tecnicamente, o Prof. Dr. Alfredo Copetti Neto, do curso de Direito, o Prof. Ms.C. Valdir Serafim Junior, do curso de Ciências Contábeis e a Prof. Dra. Sandra Maria Coltre, do curso de Administração.
Por sua vez, o docente destaque em pesquisa (que obteve a maior pontuação na pesquisa do CCSA) foi o Prof. Dr. Mauro Ferreira Cury e o curso destaque em produção científica foi o curso de Ciências Contábeis.
Já os premiados em extensão foram: O Prof. Sergio Luiz Winkert, do curso de Turismo, a Prof.  Ms.C. Lavínia Raquel Martins de Martins, do curso de Hotelaria, o Prof. Ms.C. Carlos Alberto da Silva, do curso de Direito, o Prof. Ms.C. Valdir Serafim Junior, do curso de Contabilidade e o Prof. Marcos Gomes de Vasconcellos, do curso de Administração.
Os destaques em Extensão neste biênio foram o curso de Ciências Contábeis e o Prof. Destaque em Extensão, também do curso de Ciências Contábeis, Prof. Ms.C. Valdir Serafim Junior.
Na sequência da solenidade, também receberam certificação pela contribuição à pesquisa e extensão no CCSA:  do curso de Administração, os docentes Dra. Sandra Maria Coltre, Dra. Manoela Silveira dos Santos, Dr. Eloi Junior Damke, Dr. Paulo Roberto Chavarria Nogueira, Dr. Amarildo Jorge da Silva, Ms.C. Rosely Candida Sobral, Ms.C. Antônio Carlos Nantes, Marcos Gomes Vasconcellos, Ms.C. Ricardo Antonio Correa e Dr. Luis Fernando Moreira. Do curso de Ciências Contábeis, os docentes Ms.C. Tércio Vieira de Araujo, Ms.C. Welinton Camargo Ferreira, Ms.C. Fabíola Graciele Besen, Ms.C. Vinicius Abilio Martins, Ms.C. José Antonio Cescon, Ms.C. Julio César Ferreira, Adilson Pasini, Ms.C. Marcos Andrade e Ms.C. Valdir Serafim Junior. Já no curso de direito, foram certificados os Profs. Dr. Alfredo Copetti Neto, Dra. Elaine Cristina Francisco Volpato, Dr. Julio Cesar Garcia, Dra. Lissandra Espinosa de Mello Aguirre, Ms.C. Carlos Alberto da Silva, Ms.C. Carolina Spack Kemmelmeier, Fernando Luiz de Nadai Wrobel, Hayrton Francis Ximenes de Andrade, Dra. Isadora Minotto Gomes Schwertner, Dr. Jorge da Silva Giulian e Dr. Sergio Rodrigo Martinez. Para o curso de Hoteralia receberam certificação os Profs. Dr. Claudio Alexandre de Souza, Ms.C. Eurídice Ribeiro de Alencastro, Ms.C. Lavínia Raquel Marting de Martins, Dra. Rosislene de Fátima Fontana, Ms.C. Samanta Gallo Cabral e Ms.C. Nândri Cândida Strassburger. Por fim, para o cuso de Turismo, foram certificados os docentes Prof. Dr. Mauro José Ferreira Cury, Ms.C. Aurelinda Barreto Lopes, Ms.C. Aline Patrícia Henz e Sergio Luiz Winkert.
A coordenação do Nupesa e direção do CCSA parabenizam todos os docentes pela contribuição à pesquisa e extensão na Unioeste – Câmpus de Foz do Iguaçu.premiacao nupesa 26 min