Logo Unioeste

O Programa de Apadrinhamento ao Acadêmico Internacional (PAAI) é uma proposta que visa promover o contato entre alunos estrangeiros em mobilidade e a comunidade voluntária da Unioeste (alunos, docentes, staff). Desse modo, objetiva-se proporcionar aos participantes a experiência de intercâmbio cultural e facilitar a adaptação e a permanência do visitante.

 

PRÉ-REQUISITOS

I. A comunidade da Unioeste participante do PAAI deve ter um conhecimento intermediário da língua de seu afilhado. É também dever do padrinho incentivar o aluno estrangeiro a aprender o idioma e a cultura local a fim de aprimorar a experiência de intercâmbio do mesmo.
II. Após realizada a seleção, será disponibilizada uma cartilha com instruções e será agendada reunião para orientação e distribuição das demandas relacionadas ao projeto.
III. Aos alunos participantes do projeto será dado um atestado comprovando as horas de atividade mediante a apresentação de relatórios que serão verificados junto ao estrangeiro que recebeu apoio.
IV. A Unioeste não se compromete a financiar nenhuma atividade realizada pelos participantes.
V. A comunidade Unioeste participante do PAAI deve ser exemplo para o aluno estrangeiro ao qual ficará vinculado durante a atividade, observando padrões de ética e de cidadania na convivência acadêmica e social dentro da universidade e fora dela.
VI. O projeto é voluntário, fica proibida qualquer tipo de cobrança ao estudante estrangeiro. Nos casos de acolhimento na própria residência, as despesas de manutenção do estudante na casa acolhedora, fica por conta do Buddy que está recepcionando.
VII. Todos os envolvidos devem seguir o Regime Disciplinar: Resolução nº 046/2008-COU, conjunto de normas de conduta, o qual deve ser observado pelos servidores docentes, agentes universitários e discentes da UNIOESTE no exercício de suas atividades bem como as penalidades disciplinares aplicáveis em caso de descumprimento dessas normas, visando assegurar a ordem, o respeito e a disciplina, para que os fins da instituição sejam plena e eficientemente alcançados.

 

RESPONSABILIDADES

Para ser um Buddy Unioeste (Amigo Unioeste), o interessado em acolher deve se comprometer a:

I. Se cadastrar no Programa, junto à ARI e assinar um Termo de Responsabilidade.
II Informar à ARI (e manter atualizados) seu endereço, telefone, endereço eletrônico e demais dados necessários à sua localização durante o período.
III. Estabelecer contato com o aluno estrangeiro antes de sua vinda, a fim de dar-lhe informações sobre seu Campus, Cidade e sobre a Unioeste.
IV. Auxiliar nos preparativos para a recepção (informar-se sobre a data e o horário de chegada e sobre o local onde ficará hospedado o estrangeiro).
V. Recepcionar o intercambista no momento da sua chegada na rodoviária ou aeroporto da cidade de seu Campus.
VI. Auxiliar o visitante a acomodar-se e a realizar as primeiras compras (indicando as localizações de supermercado, farmácia, padaria e outros estabelecimentos úteis).
VII. Orientar o aluno estrangeiro, informando-lhe sobre as instalações da Unioeste, das bibliotecas, do Restaurante Universitário e dos pontos turísticos de sua cidade.
VIII. Informar ao intercambista sobre os serviços disponíveis de comunicação (telefonia móvel local), de transporte, de saúde, segurança e os serviços úteis em geral.
IX. Fornecer ao estrangeiro informações sobre documentos necessários à estada no país.
X. Acompanhar o estudante estrangeiro à Polícia Federal para fazer o Registro Nacional de Estrangeiro, aos Correios e à Receita Federal para fazer o CPF, ao banco, quando necessária a abertura de conta.
XI. Conduzir o estudante à Assessoria de Relações Internacionais para apresentação e registro.
XII. Apresentar o estudante à Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD), ao respectivo Coordenador de curso e à Coordenadoria Acadêmica para orientações a respeito do curso ao qual se vinculará e dos procedimentos que deverá tomar.
XII. Manter-se disponível para sanar dúvidas ao aluno estrangeiro e para prestar-lhe auxílio sempre que for necessário, durante o período de mobilidade.
XIV. Manter contato com a ARI para relatar os auxílios prestados e o andamento da adaptação do aluno.
XV. Comparecer, juntamente com o aluno estrangeiro, à ARI ao final do período de mobilidade para avaliação da experiência e para encerramento formal da participação no projeto.

 

INSCRIÇÕES

Para candidatar-se ao programa de apadrinhamento da Unioeste (aluno, agente universitário e/ou professor) voluntário deve preencher o formulário disponível em: 

goo.gl/forms/run4ZWPJMBoHIhp52.

 

GRUPO DO WHATSAPP

Acesse este link para entrar no grupo do WhatsApp: 
https://bit.ly/2I8OtxS

PROJECT MODEL CANVAS

Christ PMC BuddyUnioeste