Logo Unioeste

PROLÍNGUAS

 

Bem-vindo(a) ao PROLÍNGUAS - Programa de Ensino de Línguas

UNIOESTE – Foz do Iguaçu 


Foz do Iguaçu está localizada em uma região formada pelo Brasil, Paraguai e Argentina, reunindo três cidades polo: Foz do Iguaçu (Brasil), Ciudad Del Este (Paraguai) e Puerto Iguazú (Argentina).

Foz do Iguaçu ainda é um polo turístico internacional atraindo visitantes de todas as partes do mundo. Somente o Parque Nacional do Iguaçu recebeu quase dois milhões de visitantes de 166 países durante o ano de 2017.

Além da língua portuguesa e da Língua Brasileira de Sinais, estão também em uso nesse espaço geográfico o espanhol/castelhano, o guarani, o jopará (considerada como a terceira língua paraguaia), línguas indígenas, línguas de imigração (árabe, mandarim, alemão, ucraniano), dentre outras já que essa região é compartilhada por mais de 70 etnias.

Acrescenta-se a esse mosaico linguístico, a presença da língua inglesa que se destaca precisamente diante do contexto de turismo internacional, trocas comerciais internacionais e pela oferta de bens e serviços. Assim, a UNIOESTE – Campus Foz do Iguaçu, se localiza em um contexto de intenso multi/plurilinguismo e trocas interculturais e sente a necessidade de atender à demanda existente para o ensino de línguas.

Em consonância com essa demanda, a UNIOESTE aprova sua Política Linguística Institucional que tem por objetivo geral definir uma política institucional de idiomas que atenda a internacionalização do ensino, da pesquisa e da extensão.

Dentre as diretrizes do documento, destaca-se o fortalecimento de iniciativas tais como a criação de Centros de Línguas ou Programas para o Ensino de Línguas Estrangeiras.

Na prática, projetos de extensão na área do ensino de línguas fazem parte das ações tradicionalmente desenvolvidas pelos cursos de Letras da UNIOESTE - Campus de Foz do Iguaçu, previstas curricularmente no Projeto Político Pedagógico do curso e no regulamento geral do estágio do curso de Letras. Para dar continuidade a esses projetos e ampliar para outros, o PROLÍNGUAS tem por objetivo promover a interação da Universidade com a sociedade através de ações voltadas para a oferta de:

1) Cursos de Línguas;
2) Cursos de Formação de Professores de Línguas;
3) Atividades Culturais;
4) Serviços de Tradução, Produção e Correção Textual.

Em caso de dúvidas, estamos aqui para ajudar:

Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.