Logo Unioeste
0
0
0
s2smodern

NDR Unioeste

Os pesquisadores vinculados ao Núcleo de Desenvolvimento Regional (NDR) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), campus de Toledo, são destaque em uma plataforma internacional: o Research Gate.

O portal é uma rede de pesquisadores, em que pesquisas, projetos, papers, conferências e demais produções cientificas ficam à disposição da comunidade acadêmica internacional, em diferentes linhas de pesquisa. No portal, a produção científica dos professores vinculados ao NDR, ao Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio (PGDRA) e ao Programa de Pós-Graduação em Economia (PGE) da Unioeste/Toledo tem sido campeã em downloads, leituras e citações. Nos últimos meses, obtiveram mais de 30 mil leituras e centenas de citações. Os livros Economia & Desenvolvimento Regional e Economia & Desenvolvimento Territorial, editados pelo NDR junto com FPTI, já teve mais de mil downloads.

Na opinião do coordenador do NDR, professor Jandir Ferrera de Lima, “as pesquisas no âmbito do desenvolvimento regional colocaram a Unioeste em voga no Brasil. Atualmente, a Unioeste, e em especial a Unioeste/Toledo, é reconhecida no âmbito das Ciências Sociais Aplicadas como um centro de referência em estudos regionais, estudos do agronegócio e na chamada Ciência Regional”. Tanto que há pesquisadores individuais com milhares de leituras e centenas de citações.

Para o professor Moacir Piffer, pesquisador vinculado ao NDR e vice-reitor da Unioeste, “a consolidação da produção científica na área de desenvolvimento regional fortalece a aptidão e inserção da Unioeste na comunidade regional”. Além disso, a inserção internacional dos pesquisadores fortalece também a posição da Unioeste nos rankings internacionais. “Essa é uma conquista institucional e de toda a sua comunidade acadêmica.”, complementa.

Implantado em 2014, o NDR se destaca regionalmente pela produção e disseminação de dados dos municípios da região. No site do NDR, é possível encontrar cadernos de dados estatísticos dos municípios do Oeste do Paraná, boletins de conjuntura regional, livros e material de conferências. Além disso, a produção científica dos seus pesquisadores está à disposição do público nacional via Portal de Periódicos da Capes e do portal Research Gate. Na área das Ciências Sociais Aplicadas, o Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Unioeste/Toledo se destaca em produção cientifica.

0
0
0
s2smodern