Logo Unioeste
2
01 / 01

1

2

3

Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos - CEP

ATENÇÃO : VEJA COMO PROCEDERÁ A TRAMITAÇÃO DOS PROJETOS EM 2019

O Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos (CEP) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná é uma instância colegiada multidisciplinar e autônoma, de natureza consultiva, deliberativa e educativa. Ele é composto por docentes de várias áreas do conhecimento dos cinco campi da Unioeste e por representantes da comunidade externa.

É sua função defender a integridade física e emocional, a dignidade e os interesses dos sujeitos envolvidos em coleta de dados das atividades de pesquisa, além, também, de contribuir para o desenvolvimento de pesquisas de acordo com padrões éticos.

Ele é regido pelas Resoluções CNS 466/2012 e CNS 510/16 (para Ciências Humanas) e vinculado à Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) e ao Conselho Nacional de Saúde (CNS) do Ministério da Saúde (MS).

Entre suas atividades, além de avaliar e emitir pareceres dos projetos de pesquisa desenvolvidos pela Unioeste e demais instituições de pesquisa e ensino da região, o CEP tem participado em eventos e palestras que colaborem para a formação continuada, tanto de seus membros quanto dos pesquisadores da instituição e região, no que se refere aos aspectos éticos envolvidos nas práticas de pesquisa.

 

Projetos que devem ser encaminhados ao CEP

Todo projeto de pesquisa, individual ou coletivo, que envolva o ser humano, de forma direta ou indireta e em sua totalidade ou partes dele, o que incluí o manejo de informações ou materiais.

 

Como encaminhar projetos ao CEP

As instruções para o cadastro de projetos de pesquisa que envolvam seres humanos estão presentes na página do CEP, na seção DOCUMENTOS.

Ali também estão disponíveis modelos dos documentos obrigatórios necessários para submissão e análise do projeto.

Todo o processo de submissão de projetos se dá por meio da Plataforma Brasil, cujo acesso pode ser feito por meio do ícone abaixo. 

 

Plataforma Brasil

 

ATENÇÃO: CONSULTE AS DATAS LIMITES PARA SUBMISSÃO DE PROJETOS NA SEÇÃO CALENDÁRIOS.