Logo Unioeste

O Núcleo de Pesquisa GeoScience tem no seu corpo técnico profissionais capacitados para desenvolver atividades como: 

Mapeamento de culturas agrícolas (soja, milho primeira e segunda safras, culturas de inverno, cana-de-açúcar) e pastagens por meio de imagens de satélite.
Estimativa de área de culturas agrícolas por município, microrregiões, macrorregiões e  estados.
Estimativa de produtividade de culturas agrícolas (grãos) por meio de modelos agrometeorológicos, espectrais, agro-espectrais e de crescimento.

 

 Estimativa de calendário agrícola das culturas (datas de semeadura, de máximo desenvolvimento vegetativo, de colheita, de fases fenológicas) a partir do padrão espectro-temporal de índices de vegetação obtidos de séries temporais de imagens de satélite. O resultado é a identificação espacial (de propriedades e/ou municípios) e temporal (decêndios) destas datas, o que permite uma visão com maior grau de detalhamento dos dados agrícolas e acompanhamento regional do desenvolvimento fenológico das culturas por todo estado.

 

Mapeamento de uso e cobertura do solo para municípios, por meio de imagens de satélite ou de veículos aéreos não tripulados (VANT´s ou Drones), que tem como objetivo conhecer espacialmente a forma como o território está ocupado (agricultura, pecuária, floresta, reflorestamento, corpos hídricos, áreas urbanas), bem como, as proporções desta ocupação. 
Geolocalização ou georreferenciamento de unidades armazenadoras, pocilgas, aviários, açudes, estradas, entre outros por imagens de satélite

 

Mapeamentos com imagens de VANT´s ou Drones na área urbana e rural. Na área rural podem ser utilizadas para identificação de zonas de manejo, ou seja, regiões da área agrícola do produtor que apresentem um padrão homogêneo em termos de produtividade. Como resultado, os produtores podem gerenciar melhor as propriedades agrícolas e direcionar levantamentos de amostras de solo para fins de avaliação de fertilidade do solo, e posteriormente, de aplicação de insumos agrícolas de forma mais racional e eficiente. 
 Estudos relacionados ao Fundo de Participação dos Municípios (FPM) da cota-parte de ICMS gerado e recebido pelos municípios. Os estudos estão voltados a Produção Agropecuária e ao Fator Ambiental com vistas a melhoria de arrecadação dos municípios.
Realização de Cadastro Multifinalitário para os municípios, visando a organização, atualização da planta de imóveis e geração da planta genérica de valores dos imóveis, a fim dos gestores públicos terem uma ferramenta para auxiliar na gestão municipal, visando um maior conhecimento dos recursos, bem como, do potencial dos municípios.
Estudos para representação gráfica da realidade espacial e suas mudanças aplicando técnicas de geoprocessamento.

 

Estudos com aplicação de técnicas relacionadas ao processo de Descoberta de Conhecimento em Bases de Dados (KDD), aprendizado de máquina (machine learning) e mineração de dados (data mining) para reconhecimento de padrões que visem dar maior inteligência de mercado aos interessados.
  Realização de análises estatísticas básicas e avançadas.
Formação técnica por meio de cursos voltados a área de geoprocessamento, sensoriamento remoto e análise de dados.