Logo Unioeste

Reuniões de Trabalho

  • FAUBAI SUL 2018 – Empowerment of the Global Offices (10 e 11/12/2018): A programação incluiu a discussão dos tópicos: Motivações e Ferramentas para a Internacionalização de Universidades - A internacionalização como princípio de gestão; Parcerias Estratégicas – Compartilhando experiências; O profissional de Internacionalização – perfil, formação, desenvolvimento, remuneração e prática; A importância das métricas de mobilidade acadêmica; Scholarships and Grants Areta Ulhana Galat (EducationUSA); Como incrementar a oferta de disciplinas em língua inglesa?; Putting your project into Action, American Academy Case. PUCPR/Curitiba.
  • Abruem / CIN - Agenda Foz (03 e 04/12/2018): A reunião prepatatória para a missao interncional ABRUEM 2019, teve a participação de lideranças da Unioeste Campus Foz do Iguaçu (Samuel Klauck, Diretor do Centro de Educação, Letras e Saúde, Aurelinda Barreto Lopes, coordenadora do curso de turismo), prof. Rafael Mattiello (ARI/Unioeste) além do Secretário Executivo da ABRUEM, professor Carlos Roberto Ferreira (Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.). A agenda contou também com a participação no Iguassu Convention & Visitors Bureau (ICVB), na presença do senhor Alexandre Jung, diretor de Eventos do Convention, Inspeção no hotel Rio Bourbon e hotel Viale (Foz).
  • Workshop: Empresa X Universidade (23/11/2018): organizado pelo NIT/Unioeste, em parceria com o SEBRAE, o International Office esteve presente apresentado as Empresas convidadas, a oportunidade de trazer para nossa região estagiários do programa IAESTE.
  • Iguassu Valley Cascavel (08/11/2018): Selmo José Bonatto (NIT/Unioeste) e Gabriela Christ (ARI/Unioeste) apresentaram oportunidades de relacionamento entre as pessoas do Iguassu Valley, da Unioeste e da IAESTE (International Association for the Exchange of Students for Technical Experience). Trata-se de uma cooperação para receber estagiários de mais de 90 países, promovendo a mobilidade de conhecimento, competitividade, tornando o ambiente de negócio mais aberto, plural, meritocrático e estimulando a inovação. 
  • ICA 2021 (22/10/2018): Gabriela Christ representou a Unioeste, em Guarapuava, na reunião técnica para receber o 57° Congresso Internacional de Americanistas (ICA - International Congress of Americanists), previsto para 2021 em Foz do Iguaçu. A pauta foi apresentar o evento que terá como meta atingir 7.000 pessoas de 60 países, cujo tema remete-se a “As américas e suas fronteiras: múltiplas raízes, múltiplos encontros”.
  • II Plenaria de Reitores Zicosur Universitária (18 e 19 de outubro): O vice reitor da Unioeste, Moacir Piffer, participou, nos dias 18 e 19 de outubro, do encontro do Zicosur (Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul) realizado na Universidad Nacional de Catamarca, na Argentina. 
  • III Congresso Técnico da APIESP e VII Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná - SIIES (27 e 28/09/2018): O professor Pery Shikida e o professor Rafael Mattiello participam, em Guaratuba, da terceira edição do Congresso Técnico da Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP) e também do VII Seminário de Internacionalização das Instituições de Ensino Superior do Paraná (SIIES), com o objetivo de discutir ações para o fortalecimento da internacionalização em casa e projetos de colaboração entre APIESP, Rede ZICOSUR Universitária e Rede de Universidades Provinciais da Argentina (RUP).
  • Diálogo para cooperação internacional com universidade líbia (03/09/2018): O assessor de relações internacionais da Unioeste, professor Pery Shikida, esteve neste final de semana com o professor Mabruk Mansor Abogderah representando as Universidades de Sabratha e de Zawia (Líbia), juntamente com o professor Plínio Ribeiro Fajardo Campos (Engenharia Química da Unioeste/Campus de Toledo), para tratar de iniciativas de cooperação internacional com a Líbia. 
  • DAAD e Unioeste (30/08/2018): a Unioeste recebeu a visita do professor Dr. Paul Voerkel, leitor do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD) para discutir ações concretas de internacionalização e visita técnica ao campus de Cascavel, com foco nos programas de línguas do Programa de Ensino de Linguas, do PFI e do ISF, além da estrutura da Clínica de Odontologia que foi apresentada ao visitante. A motivação do encontrou foi a participação do professor na 20º Jornada de Estudos linguísticos e literários (JELL, campus Unioeste Rondon), além de uma agenda com lideranças da Unioeste para avançar no relacionamento da Unioeste com a Alemanha. Estiveram presentes, além da professora Liza Redel, Alexandre Webber, Larissa Schmitt, Marlene Sabadin, Marta Assenza, Marco Carvalho, Rafael Mattiello e Gabriela Christ.
  • Ranking Zicosur (20/08/2018): motivado pelo chefe de gabinete da Unicentro prof. Marcio Ronaldo Fernandes e pelo Assessor-Adjunto da Unioeste Prof. Rafael Mattiello, estiveram reunidos no dia 20 de agosto para discussão da criação de um ranking internacional, a representante da UNE Oficina de Gestión de Proyectos del Rectorado UNE, Prof. Lourdes Flor de Chaparro, Prof.  Edson Antonio da Silva (diretor da PRPPG Unioeste), Marco Antônio Silveira (representante da PROGRAD Unioeste) e Gabriela Christ (Intl. Office Unioeste). 
  • Feedback Missão no Canadá (08/08/2018):  Gabriela Daiana Christ apresentou  o relatório de viagem referente missão internacional no Canadá do Programa Paraná Fala Idiomas (PFI). Participaram da reunião: o Assessor-Adjunto Prof. Rafael Mattiello e a Coordenadora Institucional dos programas ISF e PFI Prof. Larissa Giordani Schmitt. Além de iniciar o diálago das oportunidades de relacionamento com instituições Canadenses, pensou-se em um pré-diagnóstico das ofertas de idiomas em todos os campi.
  • Criação de Cátedra UNESCO na Tríplice Fronteira (02/07/2018): Representantes de 7 universidades latino-americanas se reuniram no campus de Foz de Iguaçu da Unioeste, para discutir as possibilidades da submissão de uma proposta de Cátedra da Unesco / Rede Unitwin na região da Tríplice Fronteira. Na reunião encabeçada pelo Assessor-adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, Prof. Rafael Mattiello e pelo Chefe de Gabinete da Unicentro, Prof. Marcio Ronaldo Santos Fernandes, foi estabelecido um plano de trabalho visando a criação de uma Cátedra Unesco sobre Integração em Fronteiras, que visa inicialmente: estruturar um repositório a fim de socializar as boas práticas das universidades participantes; realizar um diagnóstico e promover estratégias conjuntas entre as universidades dos países da tríplice fronteira; divulgar as ações, pesquisas e outras práticas já desenvolvidas; além de criar mecanismos que possibilitem mais intercâmbios entre os partícipes.
  • Universidad Nacional de Canindeyu/Unican e PGDRA/Unioeste (23/05/2018): reunião preparatória para 3ª visitação de alunos e professores da Unican na Unioeste, além de tratativas para a cooperação em pesquisa e extensão. Já houve duas visitações anteriores de alunos e professores desta importante Universidade paraguaia situada no Distrito de Canindeyu, cuja sede maior é em Salto del Guairá, nos campus da Unioeste de Marechal Cândido Rondon e Cascavel. Presentes: Unican: Víctor Ariel Ramírez Girett, María Mercedes Barrientos, Elisa Shultz, Lilian Rolon e Claudio Garcia; Unioeste: Pery Francisco Assis Shikida, Weimar Freire da Rocha Júnior, Lucir Alves, Jandir Ferrera de Lima, Carlos Alberto Gonçalves Júnior, Alain Hernández Santoyo.
  • Cooperação Internacional com o Japão em progresso (18/05/2018): O Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, professor Pery Francisco Assis Shikida, teve uma audiência com o Senhor Kobayashi Yuma, Vice-Cônsul Geral do Japão em Curitiba, e com a senhora Akemi Ferreira, responsável pelo Setor Cultural deste Consulado, no dia 18 de maio de 2018. O objetivo é estreitar relações internacionais com as universidades e empresas japonesas. Agradecemos imensamente ao senhor Kobayashi Yuma, a senhora Akemi Ferreira, e ao senhor Yoshiaki Oshiro por esta importante construção na cooperação Internacional com a comunidade nipônica.                   
  • AIESEC Maringá (17/04/2018): com o objetivo de estreitar os laços de cooperação e vislumbrar mais oportunidades de mobilidade internacional aos discentes da Unioeste, o International Office se reuniu com Leonardo Marks, diretor de estratégias de marketing para o consumidor da Association Internationale des Etudiants en Sciences Economiques et Commerciales (AIESEC, escritório de Maringá) com a intenção de maximizar as relações entre as organizações.
  • CAPES PRINT (04/04/2018): liderado pelo International Office, com o aval do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação Prof. Silvio César Sampaio, a equipe do International Office - em conjunto com o grupo gestor e com o apoio dos professores de inglês do Programa Idiomas sem Fronteiras - submeteu no dia 10 de maio uma proposta ao Programa Institucional de Internacionalização - Capes-PrInt EDITAL nº. 41/2017. Com um projeto interdisciplinar, a Unioeste espera obter mais recursos da Capes para internacionalização.
  • Santander Universidades (20/03/2018):  o gerente de gestão comercial do Santander Universidades Carlos Matte e a representante da agência de Cascavel Bruna Kruger, estiveram na reitoria para convidar o professor Paulo Sérgio Wolff, reitor da Unioeste, para um evento do Santander Universidades, que será realizado em maio de 2018, na cidade Salamanca (Espanha), e discutir possibilidades de mobilidade na graduação, em especial com o Programa de Bolsas Ibero-americanas.
  • Cátedra Unesco Políticas Linguísticas para o multilinguismo (15/03/2018): a professora Isis Ribeiro Berger, responsável pela proposta de vinculação da Unioeste à Cátedra coordenada pelo Prof. Dr. Gilvan Müller de Oliveira da Universidade Federal de Santa Catarina, apresentou detalhes sobre o projeto e explicitou as potencialidades da Unioeste para tratar da temática em questão considerando o contexto geopolítico multilíngue em que a universidade se insere e a pujança das pesquisas realizadas no campo das políticas linguísticas, pelos pesquisadores dessa universidade.
  • Reunião Câmara de Internacionalização APIESP (13/03/2018): participaram Eliane Segati Rios Registro – UENP, Pery Shikida – UNIOESTE, Jarem Garcia – UEPG, Luís Paulo Gomes Mascarenhas – UNICENTRO e Nádia Luciane – UNESPAR. Foi discutido: 1) Edital ABRUEM & BC, 2) Paraná fala Idiomas (inglês/francês), 3) Planejamento 2018 -2019 (eventos/projetos/etc.), 4) SIIES, 5) ZICOSUR, 6) Missão Internacional APIESP, 7) Projeto - Consulado E.U.A/Marcos Hirata.
  • Minuta da Política Linguística da Unioeste (20/02/2018): discussão da proposta e composição da Comissão de Políticas Linguísticas para a Internacionalização (CPLI). Liderado pela pró-reitora de graduação Elenita Conegero Pastor Manchope, e motivado pela professora e coordenadora dos programas Idiomas sem Fronteiras e Paraná Fala Idiomas Larissa Giordani Schmitt.
Reunião ISIS Cátedra

Divulgação da Internacionalização Unioeste (Palestras)

letras ARI 2018

Rede formada pelas estaduais fortalece laços com U.K.

Durante os dias 15 a 23 de outubro, o assessor de relações internacionais professor Pery Shikida e o assessor-adjunto de Relações Internacionais professor Rafael Mattiello estiveram no Reino Unido participando de uma missão internacional realizada em rede pelas sete universidades estaduais: Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Universidade Estadual de Londrina (UEL), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual do Centro-Oeste do Paraná (Unicentro), Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP).

4 

Reitor Argentino visita Unioeste 

A Unioeste recebeu nesta quarta-feira, 24 de outubro, a visita do reitor Lic. Fabián Alejandro Calderón, da Universidad Nacional de La Rioja (UNLaR). A UNLaR é uma universidade pública, cuja atividade acadêmica começou em 1973, localizada no centro-oeste da Argentina, conta com mais de 25.500 alunos e cinco departamentos: ciências sociais, jurídicas e econômicas; ciências e tecnologias aplicadas a produção, ao ambiente e a ao urbanismo; ciências exatas, físicas e naturais; ciências da saúde; ciências humanas e da educação. 

foto3

Professora portuguesa participa de agenda na Unioeste 

Entre os dias 22 e 26 de outubro, a Professora Anabela Mesquita (Porto/Portugal), do Instituto Superior de Contabilidade e administração do Porto (ISCAP), participará de programação na Unioeste, Campus de Toledo e na Reitoria. A agenda conta com reunião de cooperação, visita institucional à reitoria e a direção de Campus Toledo, visita técnica na Prati Donaduzzi (indústria de medicamentos de Toledo), visita técnica na Usina Hidrelétrica de Itaipu (Foz do Iguaçu), palestra e participação em aulas.

foto7

Unioeste e Municipalidad de Iguazú (Paraguay)

A Unioeste esteve representada com uma comitiva composta pelo vice-reitor professor Moacir Piffer, pelo assessor de relações internacionais, professor Pery Francisco Assis Shikida, pelo assessor-adjunto de relações internacionais, professor Rafael Mattiello, pelo professor Gilmar Baumgartner, bem como pelos empresários sr. Amelio Dezem (vinícola Dezem de Toledo) e sr. Masayuki Inomata (presidente da Associação Cultural e Esportiva de Cascavel), durante esta quarta-feira, 26 de setembro, para avançar com o relacionamento com o município de Yguazú, Paraguai. O município de Yguazú, província de Alto Paraná, foi representado pelo prefeito/Intendente Municipal, sr. Mauro Makoto Kawano Aguero, pela secretária sra. Wilma Esther Flecha Ayala, pelo engenheiro técnico da Cooperativa Yguazu, sr. Derlis R. Torales Paez, e pelo representante da comunidade japonesa na municipalidade de Iguazú, sr. Ichiro Fukui.

Unioeste MunicipalidadIguazú 5

 

Unioeste recebe visita de professor Espanhol

Durante todo o mês de agosto, o professor espanhol Dr. Alfonso Jesús Gil López, da Universidad de La Rioja, esteve nos cinco campi e reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná – Unioeste, como professor convidado, ao abrigo do convênio bilateral firmado entre as duas instituições. Para o professor Dr. Alfonso, que está pela segunda vez como profesor convidado na Unioeste, “he encontrado una gran acogida por el conjunto del profesorado y del alumnado de la Unioeste, con un gran interés por el conocimiento. Además, coincidí con una delegación de la Universidad Nacional de Canindeyu, Paraguay, que fue una experiencia muy gratificante. En primer lugar, quiero agradecer a la oficina de Relaciones Internacionales e Institucional por la organización de mi estancia como Profesor Invitado, a todos sus componentes y en especial a su Decano el Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, al que me une una gran amistad. En segundo lugar y, no menos importante, alconjunto del profesorado y del alumnado de los cinco campi que componen la Unioeste. Mi intención es seguir colaborando con la Unioeste, tanto en el ámbito de la docencia como en el de la investigación. ¡Gracias por la acogida!”

8 Ago. 30 Alfonso LA RIOJA TOL Sítio Ilmo

Cooperação Unioeste e Unican: CCSA Toledo

Com o advento da crescente internacionalização que vêm afetando a vida acadêmica universitária, após duas visitas à Unioeste, em 2016 no campus de Marechal Cândido Rondon e em 2017 no campus de Cascavel, agora foi a vez do campus de Toledo receber 19 estudantes e 2 professores da Universidad Nacional de Canindeyú (Paraguai). Esta comitiva paraguaia da área de ciências empresariais esteve, entre os dias 13 a 17 de agosto, para uma semana intensiva de estudos e intercâmbio no Curso de Ciências Econômicas e Programas de Mestrado em Economia e Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste/Toledo.

08 AGO. 29 Unioeste Unican3 1

Paraná Fala Idiomas no Canadá

Entre os dias 9 e 27 de julho, ocorreu em Toronto. no Canadá, o encontro da delegação de coordenadores e representantes do Paraná Fala Idiomas, a assessora de internacionalização, Gabriela Daiana Christ, participou representando a Unioeste. O objetivo foi discutir ferramentas de ensino e aprendizagem de Língua inglesa, além de possibilidades de parcerias com instituições canadenses, com foco na internacionalização. Além de sete representantes institucionais (UEL, UEM, Unioeste, UEPG, Unicentro, Unespar e UENP), que contou com uma agenda diferenciada, a ação contemplará dois alunos do PFI-Inglês de cada Universidade que estão realizando mobilidade nas cidades de Toronto, Montreal, Vancouver, Calgary e Halifax, totalizando 21 mobilidades internacionais. As alunas PFI-Inglês Unioeste, contempladas com a bolsa (curso, material, alimentação, estadia, e passagens aéreas), foram Júlia Natsumi Hashimoto, discente de medicina que esteve em Toronto na English School of Canada em julho; e Bárbara Grigoletto, aluna de letras-inglês, que está em Vancouver na Canadian College of English Language em agosto. Além de motivar os alunos na aprendizagem do idioma, a mobilidade buscou capacitar os participantes no sentido de tornarem-se embaixadores internacionais, a fim de multiplicar os resultados nas respectivas universidades de origem.

top

Universidade Babes-Bolyai International Week 

Unioeste representa o Brasil em evento internacional na Romênia (25/07/2018): Entre os dias 16 e 20 de julho de 2018, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por intermédio dos professores Pery Francisco Assis Shikida e Lucir Reinaldo Alves, representando a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI) da Unioeste, se fez presente na “9th edition of Erasmus BBU International Week” promovida pelo Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Babeş-Bolyai (UBB), em Cluj-Napoca, na Romênia.

Assista ao vídeo produzido pela "Centrul Cultural "Casa do Brasil" și Biblioteca de Studii Latino mericane" da Universitatea Babeș-Bolyai: https://youtu.be/vFo5dGrIPCw

WhatsApp Image 2018 07 25 at 11.35.26 1 

Liderança em internacionalização

Representantes das sete universidades estaduais do Paraná estiveram reunidos no Parque Tecnológico Itaipu (PTI), entre os dias 19 e 21 de junho, para discutir e fortalecer lideranças no processo de internacionalização das instituições. A programação incluiu uma série de workshops ministrados pelo International Engagement Manager Sr. Aboubakr Fathalla, Associate Dean (International) Dr. Fiaz Hussain e pelo professor Dr. Alfredo Osvaldo Moscardini, da Cardiff Metropolitan University, Reino Unido. A comitiva da Unioeste, caracterizada por ser multidisciplinar, contou com a participação do Vice-reitor Moacir Piffer, diretor do campus de Cascavel Alexandre Webber, diretor do campus de Francisco Beltrão Gilmar Mello, diretor do campus de Toledo Remi Schorn, professor Oscar Nihei, professor Reginaldo Zara, Pró-reitora de Extensão Sandra Belotto, e pela equipe do International Office: Pery Shikida, Rafael Mattiello e Gabriela Christ.

Christ

Missão Internacional no Paraguai: Serviço Social 

Com o tema “Serviço Social: trabalho e formação profissional”, uma comitiva de 12 pessoas liderada pela entusiasta professora e coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS) Esther Luíza de Souza Lemos, estiveram entre os dias 31 de maio e 02 de junho em Assunção - Paraguai, na Universidade Nacional de Assunção - UNA.

6 Jun. 1 UNA PY 1 

Cooperação latino-americana em alta

A Unioeste esteve representada, com uma comitiva composta pelo Vice-Reitor Prof. Dr. Moacir Piffer, pelo Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, pelo Assessor-Adjunto de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Rafael Mattiello, pela Pró-Reitora de Extensão, Sandra Regina Belloto, pela Diretora de Convênios da Pró-Reitoria de Administração e Finanças, Adriane Salete Bilibiu Tebaldi e pela Assessora da Vice-Reitoria, Carmen Lucia Bordiguini Bordin, durante os dias 2 e 3 de abril, ao II Encontro de Assessores de Relações Internacionais e à I Plenária Anual de Reitores da Rede Zicosur Universitária, que ocorreu no campus da Universidad Nacional de Asunción, em San Lorenzo no Paraguai.
ZicoSur I 2018 1 I Plenária ZicoSur 2018
O evento foi especialmente positivo, tendo resultado na institucionalização de novas parcerias internacionais, através da assinatura do acordo marco de cooperação interinstitucional entre as Universidades partícipes da Rede Zicosur Universitária, cujo objeto estabelece: “...realizar uma ampla e mútua cooperação entre todas as universidades signatárias, por meio de intercâmbios de benefício mútuo para suas instituições...” com a participação de 38 instituições públicas de ensino superior dos cinco países que compõe a rede. Além de dois convênios específicos de cooperação bilaterais com a Universidad Nacional de Asunción e com a Universidad Nacional de Canindeyú. Estas parcerias entre instituições de ensino superior de diversos países são um dos resultados mais festejados da internacionalização, visto que não só estimula trocas de conhecimentos, mas fortalecem projetos e ampliam sua divulgação, assim, produzem mais impacto e colocam as universidades em posições de relevância.
ZicoSur I 2018 3 AcordosBilaterais 1

Unioeste recebe visita de professora Romena

Durante os dias 18 e 30 de maio a Unioeste recebeu a visita da Profa. Dra. Alina Bianca Andreica, da Babes-Bolyai University, Romênia. A agenda contou com reuniões de trabalhos entre programas de pós graduação dos Campus de Toledo, Marechal Cândido Rondon, Cascavel e Foz do Iguaçu e aulas ministrada pela professora visitante com o tema: "Organization promotion in new media within regional development". Além de conhecer os campi da Unioeste, um termo aditivo ao  instrumento de colaboração referente a Professor Orientador e Co-Orientador do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Rural Sustentável (Campus MCR) foi aprovado de forma bilateral.

Alina MCR

Unioeste representada na FAUBAI 2018

Entre 14 e 18 de abril de 2018, ocorreu, na cidade do Rio de Janeiro, a 30ª conferência anual da Associação Brasileira de Educação Internacional – FAUBAI, evento de planejamento, networking e ações que envolvem a internacionalização da educação superior na América do Sul. A Unioeste representada por seus Assessores de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida e Prof. Dr. Rafael Mattiello, além de discutir de forma abrangente os diversos aspectos relacionados a internacionalização, objetivou fortalecer seus relacionamentos de cooperação universitária e prospectar novas alianças estratégicas. Entretanto, o maior resultado do evento, foi a consolidação das lideranças estaduais na nova gestão da FAUBAI.
FAUBAI PeryERafael 

Cooperação com Universidade Nacional de Assunção

Durante os dias 10, 11 e 12 de abril, O assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Unioeste, professor Pery Francisco Assis Shikida, participou de uma mesa sobre experiências acadêmicas de graduação, pós-graduação e pesquisa no âmbito Brasil-Paraguai, a convite do professor Luis Guillermo Maldonado Chamorro, decano da Faculdade de Ciências Agrárias da Universidade Nacional de Assunção (UNA). A visita institucional a Dirección General de Posgrado y Relaciones Internacionales del Rectorado de la UNA, tratou da criação de doctorado conjunto e preparativos para a I plenária 2018 da Rede ZicoSur Universitária.
Pery UNA 2018

Unioeste recebe visita de professora Chilena

No dia 04 de abril a Reitoria da Unioeste recebeu a visita da Profa. Dra. Paula Miranda, da Pontificia Universidad Católica de Chile. O encontro promovido pela coordenadora do Programa de Pós-graduação em Letras, Profa. Dra. Lourdes Kaminski Alves, campus Cascavel, teve em sua programação uma reunião técnica com a presença dos professores Acir Dias da Silva e Antonio Donizeti da Cruz, bem como com a equipe do International Office Unioeste. Dentre os assuntos abordados, o instrumento de cooperação foi aprovado de forma bilateral e ações concretas de internacionalização vem sendo discutidas, como dupla titulação na graduação de ambas instituições.

PUC CHile

Unioeste representada no Paraná Parle Français

No lançamento do programa Paraná Parle Français, no dia 13 de março, no Palácio Iguaçu, em Curitiba, estiveram presentes o Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, a coordenadora do Paraná fala Línguas Estrangeiras, professora Drª. Larissa Giordani Schmitt, a coordenadora do Programa de Ensino de Línguas Campus Cascavel, professora Drª. Rose Maria Belim Motter, e o professor Stephan Belim Motter. Durante o evento, os coordenadores institucionais, juntamente com os professores selecionados, participaram de workshops para capacitação linguística e pedagógica com professores de referência internacional das universidades de Montreal, Quebéc de Montreal (UQAM) e McGill. A pauta, com um viés estratégico, discutiu testes de nivelamento, plano curricular, planejamento e seleção de materiais didáticos e integração de tecnologias no ensino de línguas.
Parle FRAnçais
 

Unioeste recebe visita de professor Colombiano

No dia 19/02 a Reitoria da Unioeste recebeu a visita do professor Jhon James Mora, da Universidad Icesi da Colômbia. O encontro foi coordenado pelo professor Jandir Ferrera de Lima e pela doutoranda Nadja Simone Menezes Nery de Oliveira, do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio da Unioeste, Campus de Toledo.
Colombia Jhon

Pesquisa é intensificada com Professora de Illinois

A convite do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio e do Programa de Pós-Graduação em Economia, entre os dias 14-27 de fevereiro, a professora doutora Mary Paula Arends-Kuenning, da Universidade de Illinois (Estados Unidos) visitou a região Oeste do Paraná e também a região do “Matopiba”, no estado do Tocantins, para avaliar o primeiro ano da pesquisa “Uma análise de perdas pós-colheita no Estado do Paraná (Brasil)”. Além da visita, houve uma reunião de trabalho entre os participantes da pesquisa junto à Cooperativa Lar, para análise dos resultados e observações no processo de colheita e da safra de soja de 2017/2018.

MARY LAR2

 

Unioeste participa de Feira Internacional

Com o tema “abrir as portas da Educação superior Argentina ao mundo” a Feria Internacional de Educación Superior Argentina – Fiesa 2018, realizada em Mendoza, recebeu entre os dias 26 de fevereiro e 02 de março, 140 universidades de 20 países, além de estudantes e interessados em internacionalização do ensino superior. Do Brasil, participaram quatro Universidades: Escola de Propaganda e Marketing de São Paulo (ESPM), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Universidade Comunitária da Região de Chapecó (Unochapecó), e Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

 Rafa Fiesa 03 3

Merry Xmas 2018

merryxmas2 min