Logo Unioeste

Divulgação da Internacionalização na Unioeste: Palestras

      RAFA

      Perdas Pós Colheitas Illinois – 02/2017

      O quanto se perde no campo? Este será o tema de um projeto de pesquisa desenvolvido pela professora Mary Arends-Kuenning da Universidade de Illinois, Estados Unidos, em parceira com os professores Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, ambos da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais da Reitoria da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

      Professor é homenageado na Bolívia – 04/2017

      O professor Jandir Ferrera de Lima, docente do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio –mestrado e doutorado – e do Programa de Pós-Graduação em Economia – mestrado, participou no final do mês de abril de 2017 do “Seminário Internacional Empresa y Empreendedorismo”, na Universidad Tecnologica Privada Cosmos (UNITEPC) de Cochabamba - Bolívia. As atividades do Seminário atenderam discentes, docentes e membros da sociedade civil boliviano para discutirem ações em prol do empreendedorismo empresarial e atividades para dinamizar a economia regional.

      Cooperação Internacional: FAUBAI – 04/2017

      Os professores Pery Francisco Assis Shikida e Rafael Mattiello, da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais, foram os representantes da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) na FAUBAI Conference 2017, 13 de abril de 2017, realizado no Centro de Convenções da FIERGS, Porto Alegre (Rio Grande do Sul).

      Mobilidade Internacional: Alemanha e Romenia – 2017

      Três estudantes europeus, dois alemães (campus de Toledo e Foz do Iguaçu) e um romeno (campus de Toledo), quais sejam: Silas-Simeon Hayer, da Universidade Rhein-Waal (HSRW-Alemanha), aluno de graduação em Agribusiness; Linda Kohl, também da HSRW, aluna de graduação em Quality, Environment, Safety and Hygiene; e Claudiu Şulea, da Babeş-Bolyai University, aluno de European Studies.

      Prof. Elizandra: Bulgária – 04 e 05/2017

      Como representante da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), selecionada no programa de bolsas para Mobilidade Acadêmica Docente do projeto EurekaSD, a professora Dra. Elizandra da Silva (CCSA/Cascavel) participou durante o período de 10 de abril a 07 de maio de atividades de ensino e pesquisa na Nikola Vaptsarov Naval Academy – NVNA, na cidade de Varna, na Bulgária

      International Week: Babes-Bolyai University – 06/2017

      Durante os dias 5 a 9 de junho, a Unioeste, por intermédio do professor Rafael Mattiello, da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (ARI), se fez presente na “International Week” promovida pelo Centro de Cooperação Internacional da Universidade de Babeş-Bolyai (UBB), em Cluj-Napoca, na Romênia.

      026

      Workshop: “Internationalization: quo vadis” – 06/2017

      Evento contou com palestras do professor Marcellus M. Caldas (Kansas State University – Estados Unidos da América), com o tema: “Moving forward the strategic plan of internationalization: the case of Kansas State University”, do professor Mariano A. Pacher Morel (Universidad Nacional de Canindeyú – Paraguai), com o tema “Internacionalización: um desafio”, e da professora Carmen Célia Bastos da (Unioeste – Brasil), com o tema “Internacionalização: sobre o que estamos falando? Conceito e políticas”, em 05 de junho de 2017.

      027

      Reitor visita Consulado Geral do Japão em Curitiba – 06/2017

      Em 13 de junho de 2017 o Reitor da Unioeste, professor Paulo Sérgio Wolff, acompanhado do vice-reitor, professor Moacir Piffer, Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, professor Pery Shikida, e diretor de Planejamento Físico, Rodrigo Suzuki, tiveram uma audiência com o Cônsul Geral do Japão em Curitiba, Senhor Hajime Kimura.

      028

      Visita professor Moçambique – 06/2017

      Em 29 de junho de 2017, no campus de Foz do Iguaçu, o Prof. Helsio Amiro Motany de Albuquerque Azevedo – Diretor Adjunto para a Investigação e Extensão da ESHTI, Universidade Eduardo Mondlane de Moçambique – realizou uma visita e aproveitou para conhecer a estrutura do campus, em especial dos cursos de turismo e hotelaria e trocar experiência quanto às estratégias de inserção no mercado de trabalho. A coordenadora do curso de Turismo Ivanete Schumann, aproveitou a oportunidade para apresentar ao professor o Ecomuseu de Itaipu.

      029

      I Encontro Cooperação da Unioeste – Unican: CCSA 07/2017

      A Unioeste recebeu a visita da comitiva Paraguaia que contou com dois professores e sete alunos da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican). O “I Encontro de Cooperação da Unioeste – Unican: Ciências Sociais Aplicadas”, foi realizado na 3º semana de julho (dias 17 a 21) e teve como premissa estreitar os laços de cooperação entre as Instituições. Além de visitas técnicas, workshop e palestras, a comitiva também assistiu aulas de graduação nos cursos de administração e contabilidade e pós-graduação no mestrado de administração, campus de Cascavel, e em Toledo houve uma aula sobre o desenvolvimento regional local.

      Western Parana International Week – 10/2017

      1 1Entre os dias 04 e 07 de outubro de 2017, a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), por intermédio de seu International Office, recebeu na cidade de Foz do Iguaçu, 100 Reitores, Vice-Reitores, Pró-Reitores, Assessores de Relações Internacionais e outros representantes de 44 instituições da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Brasil.

      Lançamento do Heraldo Oeste Paranaense – 10/2017

       
      Unioeste Logo Heraldo
      Heraldo

      Reunião de trabalho Brasil-Reino Unido – 10/2017

      I02

      A Pró-reitora de Graduação, Profa. Dra. Elenita Conegero Pastor Manchope, e o Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, participaram na Embaixada Britânica, na segunda-feira (30 de outubro), da 4ª Edição do Grupo de Trabalho Brasil-Reino Unido Intitulado “Education Working Group”, do qual o objetivo foi discutir a internacionalização do Ensino Superior no Brasil, planos de internacionalização do Brasil e do Reino Unido e possibilidades de cooperação para maximizar de resultados. Com o Programa Universidades para o Mundo, promoção do British Council, haverá nos dias 16 e 17 de novembro, na Federação das Indústrias do Estado do Paraná, o seminário internacional “Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização”, agora focado exclusivamente na Região Sul, e o Estado do Paraná foi o escolhido para sediar este evento.

      Universidades para o Mundo - Região Sul - 11/2017

      I03
      O encontro da Região Sul da série de seminários internacionais Universidades para o Mundo: desafios e oportunidades para internacionalização realizado em Curitiba, nos dias 16 e 17 de novembro de 2017.

      II Encontro Cooperação Unioeste – Unican: CCET – 10/2017

      I04

      Entre os dias 23 e 25 de outubro de 2017, aconteceu o II Encontro de Cooperação da Unioeste – Unican. Nesta oportunidade, cujo foco foi aprofundar relações interinstitucionais da área de ciências tecnológicas, o campus de Cascavel da Unioeste recebeu a comitiva de 9 alunos e 5 professores da Facultad de Ciencias y Tecnología (FACITEC) da Universidad Nacional de Canindeyú (Unican).

      Fulbright Workshop – 11/2017

      I05

      O Prof. Dr. Pery Francisco Assis Shikida, Assessor de Relações Internacionais e Interinstitucionais, e o representante da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná oeste, Lisdefferson Hamann Andrade, participaram em Porto Alegre (RS), nos dias 4 e 5 de novembro, do Fulbright’s 60th Aniversary, cujo objetivo foi discutir os desafios para incrementar a cooperação internacional entre os Estados Unidos e o Brasil, por meio do intercâmbio de pessoas, conhecimentos e técnicas.

      Ari representa Unioeste no Parlasul – 11/2017

      PARLASUL

      No dia 27 de novembro de 2017 foi realizado na cidade de Foz do Iguaçu, no auditório César Lattes, Parque Tecnológico Itaipu (PTI), o I seminário internacional “Educação Superior no contexto do MERCOSUL”, evento interinstitucional organizado em colaboração com a UNILA e com o Parlamento do MERCOSUL. O evento teve com principal intuito introduzir debates sobre os rumos das políticas de educação na América latina, contanto com a presença de parlamentares da Comissão de Educação, Cultura, Ciência, Tecnologia e Esporte do Parlamento do MERCOSUL (Parlasul). O seminário foi aberto ao público, e apresentou durante o período da tarde, duas mesas distintas de debates, sendo elas “Políticas de integração pela educação - A realidade das universidades de integração", e "Reconhecimento de títulos no MERCOSUL".  O evento contou com a participação de congressistas, docentes e discentes do Brasil, Paraguai, Argentina, Uruguai, Bolívia e Venezuela. Dentre os parlamentares brasileiros envolvidos na comissão de educação, estavam a deputada federal do estado do Rio de Janeiro, Benedita da Silva e a senadora gaúcha Fátima Bezerra.

      XVII Seminário de Extensão da Unioeste - 11/2017

      time ARI SEU 2017

      O time da ARI participou do XVII Seminário de Extensão da Unioeste, realizado no Campus de Cascavel/Reitoria, nos dias 20 e 21 de novembro. Nesta 17º edição, o International Office compartilhou seus projetos de extensão, que em especial na grande área de Comunicação Estratégica, conta com dois projetos, quais sejam: Western Parana Herald (informativo em língua inglesa) e Heraldo Oeste Paranaense (informativo em língua espanhola), além do terceiro que está em fase de planejamento: Internacionalização em casa – COIL (Collaborative Online International Learning). Os informativos estão disponíveis em: www.unioeste.br/ari.

      Visita da professora colombiana Eucaris Olaya - 12/2017

      colombia
      O International Office recebeu nesta quarta-feira, 13 de dezembro, sob os auspícios da professora Marli Roesler, a visita da Colombiana Eucaris Olaya, PhD, professora da Faculdade de Ciências Humanas da Universidad Nacional de Colombia(UNAL). Além do tradicional tour pela Reitoria e breve passagem pelo campus de Cascavel, os professores Pery Shikida e Rafael Mattiello apresentaram projetos de atuação voltado à internacionalização da Unioeste, bem como possibilidades para tornar o relacionamento interinstitucional entre Unioeste e UNAL mais efetivo.

      Merry Xmas 2017

      I09