O PPG-BCS criou uma comissão de auto avaliação do programa, composta por um docente de cada linha de pesquisa, o coordenador do programa e um representante discente. A partir dessa comissão foi realizado o diagnóstico das necessidades do programa e estabelecido o planejamento de metas e ações futuras, as quais foram construídas em adequação ao Plano de Desenvolvimento Institucional. As metas que derivaram do diagnóstico situacional encontram-se apresentadas no item planejamento futuro na plataforma Sucupira.
A comissão de avaliação do PPG-BCS estruturou o plano de avaliação do programa como descrito ao término deste relatório, contemplando o fluxograma esquemático das etapas da auto avaliação. Até o momento, a comissão estruturou os questionários que serão aplicados aos egressos, docentes, discentes e técnico-administrativos do programa. Para posteriormente, agrupar os dados e fazer a auto avaliação do programa propriamente dita e retroalimentar o planejamento estratégico inicial. Com os resultados dos questionários será feita a discussão para a implementação de novas diretrizes para os pontos fracos que serão identificados a partir do processo auto avaliativo.