Logo Unioeste
2
01 / 01

1

2

3

A UNIOESTE é uma instituição de grande porte que reúne uma comunidade de técnicos, administradores, pesquisadores e acadêmicos onde há massivas trocas de informações de diversas naturezas, como cientificas, administrativas e informais.
A interação entre os diversos setores envolve a circulação de inúmeros documentos, e na medida em que se tornam mais estreitos favorece a processos de tomada de decisão, de projetos, levantamentos de informações, etc. Neste cenário uma infra-estrutura de comunicação e controle de dados desempenha um papel fundamental para que todas as ações sejam desenvolvidas a contento.
Há um fenômeno mundial no sentido de se acelerar e aumentar o volume de trocas de informações entre pessoas, organizações privadas e públicas, etc. As causas desse processo são objeto de diversos estudos, e fogem ao escopo deste texto, entretanto cabe uma consideração quanto à pressão existente para que todos os segmentos da sociedade entrem em acordo com esse contexto. Exemplo claro disso é que um endereço na WEB já se tornou tão importante quanto à disponibilidade que se tinha de ter um aparelho de FAX.
O uso de redes de computadores em ambientes como o que descrevemos é uma solução que tem se mostrado adequada, conseguindo-se a melhor relação entre investimento e resultados obtidos. Os recursos oferecidos por uma rede informatizada encaixam-se com precisão na solução do problema apresentado incluindo possibilidades como controle quanto ao sigilo de informações, centralização de dados sem diminuição na agilidade de acesso aos mesmos, difíceis de atingir, com a mesma eficiência, sem o emprego das máquinas.
Um objetivo importante a ser atingido é o de reduzir as distâncias obtendo agilidade e segurança nas trocas de dados entre as unidades, aumentando a qualidade e agilidade nos processos administrativos. Há uma busca por desburocratizar tais processos e, utilizando a base instalada, informatizá-los. Existe também uma demanda projetada quanto ao uso de VOIP para redução de custos em telefonia. Outro cenário que se deseja é a integração de todos os setores da instituição com o emprego da tecnologia de informação disponível e pretendida.
A NTI compete a definição de políticas de informática, plano diretor de informática, a coordenação das atividades de análise, desenvolvimento e suporte de questões relacionadas a tudo que se refere aos recursos e serviços de informática da Instituição.

 

Estrutura administrativa do NTI

 


Direção do núcleo: Carlos Alexandre Pedrollo
Chefe de Divisão de Desenvolvimento: Marcio Veronez
Chefe de Divisão de Redes: Christiano Julio Pilger de Brito
Chefe de Divisão de Suporte: Charles Volkmann

 

Estrutura dos Campi

Em cada Campus da UNIOESTE existe uma Seção de Informática que é o principal responsável pela prestação de serviços relacionados com a informática para as áreas de Ensino, Pesquisa, Extensão e Administração das Unidades, sendo subordinado funcionalmente ao Diretor do Campus.

Deve fornecer serviços nas áreas de redes de Computadores e Suporte ao Usuário, aos docentes pesquisadores, aos alunos da Unidade e para órgãos administrativos dos campi. Nestes serviços, devem estar preparados para fornecer assistência aos usuários em qualquer estágio do desenvolvimento de uma solução, desde a sua formulação inicial até a final.

  • Seção de Informática de Cascavel;
  • Seção de Informática de Foz do Iguaçu;
  • Seção de Informática de Marechal Cândido Rondon;
  • Seção de Informática de Toledo;
  • Seção de Informática de Francisco Beltrão;
  • Seção de Informática do HUOP.

Projetos da NTI

Diretoria de Informática tem trabalhado na elaboração de projetos que permitam a reestruturação de todos os recursos de informática da UNIOESTE. Alguns projetos já se encontram em andamento, e outros foram encaminhados aos órgãos de fomento para a obtenção de recursos para a sua execução.

Dentre eles podemos destacar:

Projetos em Andamento

Descrição do projetoStatusPrevisão de término
1º - Projeto de Informatização do HUOP - Fase II - Órgão Financiador: Fundo Paraná - Objeto: Substituição de 60 micros por 95 Thin Client- Alcance: HU.
25/05/09 - Em execução

Em fase de homologação do resultado.
-
2º - Universidade sem Fronteira - Projeto de Parceria com a AMIC - Órgão Financiador: Fundação Araucária - Objeto: aquisição de 20 notebooks para a Unioestel.
25/05/09 - Em execução

Terminamos a 1ª turma de Cascavel, vamos iniciar a 1ª em Toledo e a 2ª em Cascavel .
Dezembro de 2010

Projetos Aguardando Aprovação

1. Projeto de instalação de Rede Sem Fio - Projeto foi substituido pela rede sem fio a ser implantada pelo Governo do Estado ainda em 2009 - Alcance: Todos os Campi;

2. Projeto de instalação de Gerador de Energia - Órgão Financiador: Fundo Paraná - Objeto: montagem de sistema gerador de energia para o Datacenter Unioeste - Alcance: Todos os Campi;

3. Projeto de Reestruturação de Banco de Dados - Órgão Financiador: Fundo Paraná - Objeto: montagem de sistema de banco de dados centralizado para a Unioeste - Alcance: Todos os Campi.

Obs. Todos estes projetos foram de iniciativa do NTI e buscam solucionar problemas enfrentados por toda a Instituição. Para 2009 os projetos serão revistos em função das últimas notícias de que o governo do estado irá investir em microcomputadores para laboratórios e a rede sem fio para todas as Universidades.