• Avaliação Institucional
O Grupo de Pesquisas em “História, Sociedade e Educação no Brasil” – GT da Região Oeste do Paraná – HISTEDOPR, irá sediar a XIV Jornada do HISTEDBR, que tem como temática central “A Pedagogia, Histórico-Crítica, a Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa”, o evento ocorrerá na Universidade Estadual do Oeste do Paraná – UNIOESTE – Campus de Foz do Iguaçu – PR, entre os dias 03 e 05 de maio de 2017. Os objetivos do evento são: Debater a situação atual da educação escolar pública e todos os elementos que a envolvem (políticos, pedagógicos, filosóficos e econômicos) e compreender as contribuições da educação na Rússia pós-revolução para a discussão e estudos sobre a educação escolar nos dias de hoje.

A realização desta Jornada se reveste de grande relevância, sobretudo porque ocorre num momento crucial para a humanidade; quando o imperialismo age com uma agressividade e uma voracidade sem precedentes; quando o capital se encontra extremamente concentrado; quando as condições de trabalho e de vida são extremamente degradadas; quando milhões de pessoas são condenadas à vala da informalidade, do desemprego, da indigência, da ignorância e da morte; quando os golpes, a violência, a repressão e as guerras se multiplicam e quando a natureza é atacada e destruída impiedosamente. O evento contará com 6 mesas de debates com 12 palestrantes e 3 sessões de apresentação de trabalhos.

O grupo Nacional do Histedbr tem hoje mais de 30 grupos de trabalhos nas universidades em  19 estados brasileiros.