• Sisu 2017
Local: Auditório Arnaldo Busato/ campus de Cascavel
Inscrições: http://midas.unioeste.br/sgev/eventos/siae

Apresentação:

Na educação de todos os níveis, seja da educação infantil à pós-graduação, a interdisciplinaridade vem sendo cada vez mais utilizada, pois proporciona um conhecimento circular, trazendo múltiplas maneiras de aprendizagem, uma vez que permite conciliar conceitos de diversas áreas, com a finalidade de promover novos conhecimentos. Desta forma, a introdução da arte nos espaços educacionais de forma interdisciplinar pode contribuir para o desenvolvimento psíquico, mental, físico e social do indivíduo, pois enquanto a educação tradicional se preocupa com o desenvolvimento cognitivo e técnico, a introdução da arte entre outras coisas, proporciona o desenvolvimento afetivo, a autoestima, confiança e criatividade, contribuindo para formação cidadã dos alunos.

Este evento foi idealizado pois entendemos que se faz necessário aprofundar e atualizar os conhecimentos do trabalho interdisciplinar e possibilitar que a arte possa estar presente na prática docente, como ferramenta complementar para o aprendizado. Desta forma, o objetivo do I Seminário sobre Interdisciplinaridade da Arte na Educação é desenvolver nos docentes da educação básica, atividades baseadas nas Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Básica, discutindo a inserção da arte dentro da metodologia integrada e interdisciplinar como forma de aplicação nas atividades docentes. Na região oeste e sudoeste do Paraná, como em outras regiões do Brasil, a arte e a cultura são pouco estimuladas, uma vez que não é vista como importante para nossa sociedade.

A partir deste evento, busca-se iniciar a discussão da importância da arte e da cultura na nossa sociedade e na educação, pois tudo a nossa volta traz uma herança cultural e artística, que não são vistas e nem valorizadas.

Contamos com sua presença, que além de discutir o tema, poderá participar da pintura do mural monumento que está sendo realizado pelo artista plástico e professor Marcos Andruchack, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, na parede do prédio de sala de aula da Unioeste do Campus de Cascavel.

Espero por você!
Profa. Adriane de Castro Martinez Martins