Logo Unioeste
2
01 / 01

1

2

3

Huop
Huop
Portaria 35 de 04/01/2007 Institui no âmbito do Ministério da Saúde, o Programa Nacional de Telessaúde.
O Programa Telessaúde O Projeto Nacional de Telessaúde é uma iniciativa de apoio e capacitação às equipes do Programa de Saúde da Família, por meio do uso da tecnologia para Teleducação Interativa e Teleassistência Formativa. O objetivo é melhorar o atendimento prestado à população na área de Atenção Básica em Saúde. 

http://saude.rnp.br/telessaude/
Núcleo de Telessaúde São instituições universitárias com experiências em Telemedicina e Telessaúde, responsáveis pela coordenação e implantação do projeto nos estados definidos no projeto piloto.

Os Núcleos de Telessaúde são responsáveis pela coordenação e implantação do Programa Nacional de Telessaúde nos seus Estados, que inclui a instalação e operação de Pontos de Telessaúde (100 pontos por Estado).

A cada um dos Núcleos de Telessaúde estarão vinculados 100 Pontos de Telessaúde. . No total serão 900 Pontos de Telessaúde instalados e funcionando em Unidades Básicas de Saúde dos municípios selecionados e homologados pelas Secretarias Estaduais de Saúde
A telemedicina Quando a distância é um fator crítico, a oferta de serviços de saúde é prestada por profissionais com o apoio de tecnologias de informação e compartilhamento de dados. Esse sistema, que compreende o intercâmbio de informações, é chamado de Telemedicina, e foi implantado no Brasil na década de 1990.

Conforme a resolução 1.643/2002 do Conselho Federal de Medicina, telemedicina é o exercício da medicina através da utilização de metodologias interativas de comunicação audiovisual e de dados, com o objetivo de assistência, educação e pesquisa em saúde.

Grande parte das áreas da medicina atual já utiliza recursos de tecnologia para armazenar e compartilhar informações. A prática, além de possibilitar o desenvolvimento da medicina à distância, abre caminho para a oferta de serviços de saúde em comunidades distantes. Dentre os serviços de telemedicina mais conhecidos estão o telediagnóstico por imagem, a consulta on-line, a videoconferência médica e a educação à distância.

[RNP, 12.03.2009]
RNP Rede nacional de Ensino e Pesquisa, criado em 1989 pelo Ministério de Ciência e Tecnologia.
Os serviços da RNP O papel da RNP consiste em implementar 32 pontos que servirão como embriões de futuros núcleos de ensino a distância do Programa Nacional de Telessaúde. Em cada um deles será instalada uma infra-estrutura de hardware e software e um canal de comunicação até a rede Ipê. 

Estes embriões recebem um kit básico de equipamentos (desktops, impressoras, microfones, câmeras, roteadores e switches) que os tornam aptos a iniciarem suas atividades em telessaúde. Cada um destes pontos tem a chance de, no futuro, se tornar um dos núcleos do Programa Nacional de Telessaúde (Telessaúde Brasil), do Ministério da Saúde (MS).
Ponto da RNP É um conjunto computacional (microcomputador com camera, servidor de rede e roteador) conectado a ponto de transmissão de dados com velocidade de 1 a 2 Mbps.