Disk Vestibular:

Última atualização: 05/07/2016 às 19:18

Novo local de provas: Curitiba - Paraná

Inscrições

Como a data das provas do Concurso Vestibular 2017 ficou definida para 20/11/2016, provavelmente, as inscrições estarão abertas durante o mês de outubro.
O valor da taxa de inscrição também já está definido: R$ 121,40 (cento e vinte e um reais e quarenta centavos). Esse valor foi definido pelo Conselho Universitário da Unioeste, com base no IPCA.

Isenção

Para requerer a isenção da taxa de inscrição do Concurso Vestibular 2016 da Unioeste foi obrigatória a informação do NIS (Número de Identificação Social), no próprio formulário de inscrição.
A isenção da taxa foi concedida até o limite de 1.000 candidatos inscritos no CadÚnico, o Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal.
O cadastro é feito nas secretarias municipais de assistência social ou nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). É provável que a Universidade adote o mesmo método para o Concurso Vestibular 2017.
O período para solicitação de isenção deverá ocorrer desde o início das inscrições e encerrar alguns dias ou semanas antes do término das inscrições. Isso ocorre dessa forma para que aqueles não contemplados com a isenção tenham tempo hábil de realizar o pagamento no período regular.

Língua Estrangeira

Nos cursos em que a língua estrangeira estiver definida como uma das matérias da área de conhecimento, afeta ao curso, é automática e obrigatória a seleção desta língua como opção de prova.
Nos demais casos, permanece a livre opção do candidato, inglês ou espanhol, sendo obrigatória a realização dessa prova para todos os cursos.

Provas

As provas do Concurso Vestibular 2017 ocorrerão em um único dia: 20 de novembro de 2016.
As provas serão aplicadas no período da manhã e da tarde (o horário será informado em edital).

A prova da Unioeste é baseada em todo o conteúdo do Ensino Médio e composta por 77 questões. São 7 questões de cada matéria: Biologia, Geografia, História, Filosofia, Física, Língua Estrangeira (Espanhol ou Inglês), Literatura, Matemática, Português, Sociologia e Química. A divisão das matérias nos turnos da manhã e tarde do dia de provas será informada em Edital mas, possivelmente, no turno da manhã será aplicada a prova com as matérias da área de Linguagens (Redação, Língua Estrangeira, Literatura e Português) e as demais no turno da tarde.

As provas serão aplicadas nas cidades-sede da Unioeste (Cascavel, Foz do Iguaçu, Francisco Beltrão, Marechal Cândido Rondon e Toledo) e, a partir da desse ano, também fora de sede, em Curitiba.

Vestibular X SiSU

O Vestibular e o SiSU são processos distintos e independentes. Para o ingresso na série inicial dos cursos de graduação da Unioeste, será necessária a participação em pelo menos um desses processos. Vale ressaltar que é permitida a participação do candidato nos dois processos.

A participação no Enem é obrigatória para aqueles que desejam inscrever-se no SiSU. Todavia, caso hajam vagas remanescentes, é possível que a nota do Enem seja utilizada para preenchimento dessas vagas pelo Provare (www.unioeste.br/provare).

Para participar do SiSU, é OBRIGATÓRIA a participação da edição do Enem que antecede imediatamente à edição do SiSU.
No entanto, não há a necessidade de participação do Enem ou do SiSU para aqueles que tem interesse apenas em participar do Vestibular, da mesma forma que não será exigida a participação no Vestibular daqueles que optarem apenas pelo ingresso via SiSU.

O Vestibular não utiliza a nota do Enem em seus processamentos de notas e resultados. A solicitação do número do Enem no formulário do Vestibular tem caráter meramente estatístico.

A seleção é feita de acordo com o desempenho e a classificação de cada candidato tanto no SiSU quanto no Vestibular.

A inscrição para o Vestibular ou SiSU deve ser realizada no site indicado para cada um desses processos seletivos, a qual é de inteira responsabilidade do candidato em quaisquer desses processos.

A critério exclusivo do candidato, é possível inscrever-se num curso pelo SiSU e em outro curso pelo Vestibular, no entanto, por força de lei, só é permitida a matrícula em apenas um curso de graduação em instituição pública de ensino superior.

Para o ano letivo de 2017 a Unioeste manteve sua participação no SiSU, utilizando a mesma distribuição de vagas da edição anterior, ou seja: 50% das vagas nas séries iniciais dos cursos de graduação da Unioeste foram disponibilizadas para ingresso via SiSU e 50% via Vestibular.

O site do SiSU nacional é sisu.mec.gov.br. Na Unioeste, o site local do SiSU é www.unioeste.br/sisu.

Cotas

Permanece a reserva de vagas utilizada na edição anterior, ou seja, 50% das vagas serão destinadas a candidatos cotistas.

É considerado cotista aquele candidato que realizou seus estudos de TODO o ensino médio, exclusivamente, em escola pública do Brasil e que NÃO tenha curso de graduação concluído.

As demais vagas são para ampla concorrência.

Exemplificando:
Se consideramos um curso que tenha 40 vagas esta seria a distribuição de vagas no curso:
10 vagas serão para seleção pelo SiSU para candidatos cotistas
10 vagas serão para seleção pelo SiSU para ampla concorrência
10 vagas serão para seleção pelo Vestibular para candidatos cotistas
10 vagas serão para seleção pelo Vestibular para ampla concorrência
Resumindo a relação Cotistas x Ampla Concorrência na Unioeste fica desta forma:
20 vagas serão para candidatos cotistas
20 vagas serão para ampla concorrência
Já a relação de vagas Vestibular x SiSU é demonstrada pela seguinte distribuição:
20 vagas serão para ingresso via SiSU
20 vagas serão para ingresso via Vestibular