Logo Unioeste
Pró-Reitoria de Graduação
01 / 01

Pró-Graduação

Pró-Reitoria de Graduação

 

A Pró-Reitoria de Graduação (PROGRAD) é unidade da Reitoria que tem por finalidade responder pelas atividades referentes ao ensino de graduação da Universidade, sendo chefiada por uma Pró-Reitora com o auxílio de suas Diretorias.

Para a PROGRAD, o ensino é visto como indissociável da pesquisa, a qual gera ensino e que produz ações sociais na extensão, orientando-se segundo a diretriz de uma visão clara do perfil do egresso definido segundo a Missão da Universidade.

A ação do ensino é fundamentada na construção de um processo de socialização do conhecimento. Deve permitir um crescimento progressivo do conhecimento, dinâmico como um processo estrutural de construção. Deve-se priorizar a articulação entre teoria e prática através de ações propostas tanto a nível curricular e em atividades complementares, quanto pelo envolvimento dos docentes e integração das diversas áreas do conhecimento.

Em consonância com as diretrizes curriculares nacionais, busca formar profissionais que sejam capazes de se incorporar num sistema mais humanitário, atuando sobre grupos populacionais e/ou indivíduos no atendimento de suas necessidades. Para tanto, é necessário considerar o egresso como agente transformador do processo social, com formação humanística, crítica e reflexiva, com competência técnica, científica e política, baseada em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.

A UNIOESTE busca evidenciar a importância do planejamento como ferramenta de gestão democrática com base em instâncias deliberativas e colegiadas, legislações correlatas às políticas administrativas. Nesse sentido, A PROGRAD procura sempre atender e adaptar-se às demandas levantadas pelo Plano de Desenvolvimento Institucional, elaborado a cada triênio. Suas ações observam também, o disposto no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) aprovado pela Resolução 270/2007-CEPE,  e atende às disposições previstas no Regimento Geral da Universidade, e também o que prevê o Estatuto da Unioeste.

 

Fonte:

Estatuto da Unioeste - disponível em: http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/scs/docs/017_estatuto.pdf

Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) - disponível em:
http://www5.unioeste.br/portal/planejamento/dir-de-avaliacao-institucional/plano-de-desenv-institucional

Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) - disponível em:
http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/proplan/editais/2016/PPPI_Res_n_270_2007_CEPE.pdf

Regimento Geral da Unioeste - disponível em: http://www5.unioeste.br/portal/arquivos/scs/docs/028_Regimento_Geral.pdf