Logo Unioeste
Pró-Reitoria de Graduação
01 / 01

Pró-Graduação

Pró-Reitoria de Graduação

Você está aqui: Graduação Comunidade Unioeste Acadêmico Bolsas

 

Bolsas de Estudos concedidas aos acadêmicos de graduação em atividades de ensino, extensão e pesquisa


 

GRADUAÇÃO

Programa de Educação Tutorial - PET

É consituído por grupo de acadêmicos que desenvolvem atividades de ensino, pesquisa e extensão sob orientação de professor tutor. Visa oportunizar a ampliação das experiências durante a formação acadêmica, ao acadêmico bolsista cabe a publicação ou apresentação, em evento de natureza científica, de um trabalho acadêmico por ano, individualmente ou em grupo.


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência - Pibid

Objetiva  incentivar a formação de docentes da Educação Básica, por meio da concessão de bolsas para acadêmicos de cursos de licenciatura, sob orientação do coordenador institucional da área do curso e do professor supervisor na escola, e fortalecer a convivência dos graduandos com o cotidiano do exercício da função docente.


Programa Institucional de Bolsas de Monitoria

Destinado aos acadêmicos que tenham cursado com aprovação disciplina na graduação e que, sob orientação do(a) docente da disciplina, por meio da monitoria vivenciam o processo de ensino e aprendizagem, executando atividades que auxiliem os discentes na apreensão do conhecimento. 


 EXTENSÃO

Programa Institucional de Apoio à Inclusão Social - PIBIS e Programa Institucional de Bolsas de Extensão Universitária - PIBEX

Programa Institucional de Bolsas de Extensão - PIBE 

Visam promover ações voltadas ao envolvimento da comunidade interna com a comunidade externa por meio da transmissão ou transferência de conhecimentos capazes de impactar de forma positiva para o melhor desenvolvimento local e regional. PIBIS é destinado exclusivamente aos acadêmicos cotistas.


 PESQUISA

Programa de Iniciação Científica - PIBIC

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Cientifica - PIBIC tem como foco principal promover uma ênfase científica aos novos talentos. Constitui  como incentivo para se iniciar em pesquisas científicas nas grandes áreas de conhecimento: Ciências Agrárias, Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Exatas e da Terra, Ciências Humanas, Ciências Sociais Aplicadas, Engenharias, Linguística, Letras e Artes.

Também ofertado especificamente aos acadêmicos cotistas por meio do PIBIC-AF (Ações Afirmativas).


Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBIT

Tem por objetivo contribuir para a formação e estímulo dos acadêmicos de graduação nas atividades, metodologias, conhecimentos e práticas próprias da pesquisa, seus processos de inovação e desenvolvimento tecnológico.