Logo Unioeste
2
01 / 01

1

2

3

O Plano Nacional de Extensão estabelece que:

A Extensão Universitária, sob o princípio constitucional da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão é um processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a Universidade e outros setores da sociedade.

A Pró-Reitoria de Extensão da Unioeste articula a inteligência universitária à inteligência dos demais segmentos da sociedade em uma concepção que antes de pretender levar o conhecimento até a sociedade, busca conectar e interagir dialógicamente distintas formas de saber. A multidimensionalidade da relação entre a universidade e a sociedade permite ampliar as mais variadas formas de conhecimentos que compõem novas referências à resolução dos problemas que afetam os distintos segmentos sociais.

A atividade de Extensão transforma o ensino, a pesquisa e a própria extensão, por tratar-se de uma ação humana capaz de alterar a realidade nas formas teórica e pratica. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida de todos os segmentos sociais, com ênfase nos mais necessitados, a Extensão altera tanto as práticas de ensino, a formação do profissional egresso, o trabalho docente, quanto suscita novas linhas de pesquisa, por fazer emergir novos problemas no universo social que demandam novos projetos de estudo. A ação extensionista promove a interdisciplinaridade e atualiza a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão.

O Compromisso da Extensão é com a transformação da sociedade e com a emancipação humana. Trata-se de vencer as deficiências sociais mais graves e constituir uma civilização de pessoas solidárias, tolerantes e, ao mesmo tempo, exigentes, responsáveis por transformar a si, a Universidade e cada segmento da relação na sociedade. Nesse sentido, extensão é o compromisso com uma proposta de futuro em que nossa civilização amplia a potência da inteligência a serviço da vida com qualidade, integridade, engajamento, relevância e liberdade.

Rosalvo Schütz