2

1

2

3

Durante o ano de 2016 foram realizadas quatro encontros por videoconferências, com participação de representantes de todos os campi, no intuito de apoiar a constituição de Programas de Línguas nos Campi. O PEL (Programa de Línguas) do campus de Cascavel contribui a partir de suas experiências. Em cada campi foi montada uma equipe e as atividades foram sendo apoiadas pela Proex e NEI. Segundo o Pró-Reitor de extensão, Rosalvo Schütz: "Graças às valorosas pessoas que estão engajadas na construção das propostas, está se delineando uma proposta para que os projetos e programas de ensino de línguas aconteçam em todos os campis, parabenizamos o Campus de Marechal Cândido Rondon onde as atividades já iniciaram com 5 cursos de inglês sob a coordenação da professora Nelza. Parabéns também ao campus de Foz do Iguaçu que já realizou 2 provas de proficiência com 55 alunos sob a coordenação da professora Isis. Parabéns também ao campus de Toledo que já aprovou o regulamento e a proposta de Programa e irá iniciar suas atividades no primeiro semestre de 2017. São pequenos passos para uma grande perspectiva!”. O desafio é consolidar estes projetos e programas e efetivá-los onde ainda não o foram.
Em 2016 optou-se pela constituição de um Comitê de Extensão composto por um representante de cada Centro. Cabe ao comitê, além de discutir a política de extensão da Unioeste, propondo e indicando novas perspectivas para a mesma, também a função anteriormente destinada à comissão de bolsas. O Comitê também atua nas seleções de projetos financiados por órgãos externos e na análise, seleção e avaliação de trabalhos em eventos Institucionais de Extensão. Confira os nomes que constituem o Comitê no aqui no Site da Proex!
Em 2016 a Proex propôs uma ampliação do papel dos membros do PESLA (Programa de Espostes e Lazer) já existentes em cada campi. Passaram a ser os representantes da Proex nos campi, de modo a criar uma maior presença permanente da Proex nos campi e dos campi na Proex. Apoiando, subsidiando e instigando várias atividades de extensão nos campi suas atividades contribuiram significativamente para dinamizar a extensão na Unioeste como um todo.
No âmbito universitário, muitas ações de ensino, pesquisa e extensão são realizadas todos os dias. Muitas vezes, no entanto, a comunidade acadêmica desconhece muitas destas atividades realizadas e que são de extrema importância social. Pensando nisso, em 2016 foi iniciado um plano de divulgação que chamamos de “Marketing PROEX” com o objetivo de dar visibilidade às ações extensionistas realizadas na Unioeste tanto para a comunidade interna quanto externa. Para desenvolver tal atividade, optamos por utilizar mecanismos gratuitos presentes na internet, especificamente as mídias sociais, que são amplamente utilizadas por todos, e um canal de vídeo no youtube, além dos meios tradicionais como o Boletim “Proex em Ação” e o website da Pró-Reitoria de Extensão. Em pouco tempo, tivemos um feedback muito interessante: a Unioeste passou a se conhecer melhor! A divulgação deu tão certo que muitas pessoas passaram a nos enviar notícias de todos os campi e do HUOP sobre as ações e todos ficavam sabendo em tempo real o que estava acontecendo. Uma experiência maravilhosa que não se pode parar. Está realizando alguma ação? Envie-nos uma foto, um vídeo ou uma matéria escrita! Teremos o prazer em divulgar!
SEU 2017

Ontem iniciamos o processo de organização do XVI Seminário de Extensão da Unioeste – SEU com a primeira reunião realizada entre a PROEX e os representantes da extensão do Campus de Cascavel, local sede do evento. O tema do evento para 2016 será: “Extensão Universitária: seu papel (trans)formador”.

O evento acontecerá de 19 a 21 de julho e acolherá os extensionistas de toda Unioeste, além de instituições parceiras das regiões oeste e sudoeste do Paraná e países vizinhos da tríplice fronteira, Argentina e Paraguai. Neste ano, quem coordenará os trabalhos são as professoras Janete Ritter (Coordenadora Local do Campus de Cascavel) e a Adriane de Castro Martinez Martins (Coordenadora Geral do Evento). A abertura das inscrições para envio de trabalhos iniciará 02/05 e seguirá até 12/06.

Participe do SEU! Venha contribuir com suas atividades extensionistas relativas ao papel formador e transformador da Extensão Universitária! Lhe Aguardamos!