Logo Unioeste
Você está aqui: PIBID Sugestão de Leitura

Os textos aqui disponibilizados possuem o propósito de auxiliar nas discussões pedagógicas de alguns elementos que constituem o trabalho docente: planejamento, avaliação, metodologia, relação professor (a) e aluno (a) e atualidades.

Estes textos não assumem o papel de direcionar, modificar ou substituir o referencial teórico próprio de cada subprojeto do PIBID, apenas de contribuir nos estudos já realizados, caso sejam considerados pertinentes.

A cada três meses, serão realizadas alterações nesta listagem de textos, com exclusão e inclusão de novos referenciais, para tal contamos com a colaboração de vocês no envio de material, que poderá ser encaminhado para os e-mails: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..

Esperamos contribuir no desenvolvimento dos subprojetos da Unioeste.


Att.
Equipe PIBID

Título Acesso

A importância do planejamento das aulas para organização do trabalho do professor em sua prática docente

A reforma educacional na América Latina no contexto de globalilzação

A relação professor-aluno no processo ensino-aprendizagem

A Síndrome de Burnout e o trabalho docente

A sociedade da informação e seus desafios

Aprendizagem Significativa - um conceito subjacente

As percepções de professores acerca das condições de trabalho e sua relação com a aprendizagem profissional no início da carreira

Atividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensinoAtividades discursivas nas salas de aula de ciências - uma ferramenta sociocultural para analisar e planejar o ensino

Avaliação da aprendizagem na escola e a questão das representações sociais

Avaliação Educacional - Uma abordagem à luz das revistas científicas brasileiras

Base Nacional Comum Curricular

Cibereducação - tensões, reflexões e desafios

Contexto escolar e indicadores educacionais

Cultura e interculturalidade na educação popular

Cultura, culturas e educação

Diretrizes estaduais para uso de tecnologias educacionais

Fatores associados ao abandono escolar no ensino médio público de Minas Gerais

Formação de Professores e Metodologias Ativas de Ensino-Aprendizagem - Ensinar para a Compreensão

Formação de Professores em Ciências Sociais - desafios e possibilidades a partir do Estágio e do PIBID

História da formação de professores

História dos livros e das edições didáticas - sobre o estado da arte

Intercultura e educação

Mediação didática na formação do futuro professor da escola básica

Multiculturalismo e currículo em ação - um estudo de caso

Novos rumos para o laboratório escolar de ciências

O diálogo nas relações escolares e na atuação docente

O legado de Pestalozzi, Herbart e Dewey para as práticas pedagógicas escolares

O ovo ou a galinha - a crise na profissão docente e a aparente falta de perspectiva para a educação brasileira

O planejamento do ensino básico e o compromisso social com a educação e com letramento

Planejamento de ensino na educação física - Uma contribuição ao coletivo docente

Planejamento de ensino como ferramenta básica do processo ensino-aprendizagem

Reflexão sobre alguns desafios do Ensino Médio no Brasil

Sala de aula é lugar de brincar

Tornando-se professor de ciências - crenças e conflitos