Logo Unioeste
Os cursos de licenciatura da Unioeste, embora tenham suas especificidades, apresentam pontos comuns que suscitam um debate constante e permanente, como, por exemplo, os aspectos teórico-metodológicos relacionados à formação docente. Por meio do incentivo, da implementação e da promoção de atividades de pesquisa e extensão, de caráter interdisciplinar, na formação dos docentes e discentes e da consolidação de um espaço institucional de formulação de diretrizes político-pedagógicas comuns, procura-se orientar as atividades nos cursos. Com o objetivo de atender a essa necessidade foi criado o Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - NUFOPE. O reconhecimento institucional ocorreu com a aprovação da Resolução Nº 085/2010-COU, de 9 de julho de 2010.

O NUFOPE tem por finalidade integrar as licenciaturas da Universidade, na promoção: (I) de ações articuladas, conjuntamente com demais setores da universidade, como a Pró-Reitoria de Extensão e o Núcleo de Estudos Interdisciplinares, entre os cursos e os Núcleos Regionais de Educação e as Secretarias Municipais de Educação; (II) da articulação entre as pesquisas desenvolvidas nos cursos de licenciatura e as práticas pedagógicas escolares, respeitando as singularidades de cada instância educativa; (III) da realização de atividades em pareceria com outras IES, no âmbito da formação docente e na prática de ensino.

O NUFOPE pretende garantir não somente a interlocução entre as licenciaturas, mas destas com os professores/alunos dos diferentes níveis e modalidades da Educação Básica e os grupos socialmente vulneráveis. Destaca-se a preocupação com os problemas relacionados ao processo de produção/socialização do conhecimento, visando debater, integrar e traçar atividades de ensino, pesquisa e extensão requeridas para garantir a qualidade do processo de formação docente inicial e continuada, o qual exige, também, o constante aperfeiçoamento dos elementos administrativos, pedagógicos, acadêmicos e políticos da Universidade.

O diferencial e ineditismo do Núcleo de Formação Docente e Prática de Ensino - Nufope, é possibilitar a integração dos diversos cursos de licenciatura da Unioeste de modo a criar mecanismos para promover um diálogo permanente com as Instituições de Educação Básica na busca de subsídios de análise, reflexão e (re)construção do processo de formação de professores na Universidade, estabelecendo vínculos entre a formação inicial, continuada e formação do professor de ensino superior que atua em nossa Universidade.