CURSO DE HISTÓRIA DA UNIOESTE REALIZA SIMPÓSIO NACIONAL SOBRE ESTADO, PODER E REVOLUÇÕES

De 11 a 14 de setembro, o Câmpus de Marechal Cândido Rondon sediará o VI SIMPÓSIO DE PESQUISA ESTADO E PODER: Estado, Poder e Revoluções. O Simpósio tem como objetivo viabilizar a apresentação e discussão das pesquisas relacionadas às relações de poder e à configuração do Estado e aprofundar esta discussão no que se refere aos diversos processos de transformação revolucionárias desenvolvidos ao longo dos últimos cem anos, seja através do debate teórico, seja através da análise de experiências históricas concretas. As revoluções, em suas distintas formas e conteúdos constituem um dos principais aspectos de reflexão da História, por modificarem radicalmente as bases de organização social e abrirem novas possibilidades até então não vislumbradas.

O evento é promovido pela Linha de Pesquisa Estado e Poder do Programa de Pós-Graduação em História, pelo Grupo de Pesquisa História e Poder do Curso de História da Unioeste e pelo Laboratório de Pesquisa Estado e Poder, contando ainda com o apoio e parceria de outros grupos de pesquisa de diversas universidades do Brasil. O Simpósio é apoiado ainda pelo Câmpus de Marechal Cândido Rondon, pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEXT), pela Fundação Araucária e pela CAPES, órgão federal de apoio e fomento à pesquisa científica

O Simpósio de Pesquisa Estado e Poder ocorre a cada dois anos e teve seu início no ano de 2007. A Sexta Edição contará com seis mesas redondas, uma conferência de encerramento e 23 sessões de comunicações de pesquisas, reunindo 80 trabalhos selecionados para apresentação, oriundos de pesquisadores de 11 estados do Brasil, provenientes de mais de trinta instituições universitárias. O Evento terá início às 19:00 horas do dia 11/9, com a Mesa de Abertura Cem Anos da Revolução Russa, e o ato de encerramento terá início às 19:00 horas, do dia 19/9, com a Conferência de Encerramento Imperialismo e Revolução: Ontem e Hoje, ministrada pela Profa. Dra. Virgínia Fontes, da Universidade Federal Fluminense. As atividades ocorrerão ao longo dos três turnos em todos os dias, exceto o primeiro, que terá a abertura à noite. Outras mesas redondas abordarão os seguintes temas: Lutas Revolucionárias e Repressão no Brasil; Revolução e Paixão Revolucionária; Revolução Burguesa e Autocracia no Brasil; Estado e Movimentos Sociais; Revoluções, Movimentos e Projetos Revolucionários. Todas as atividades do evento são abertas ao público e gratuitas.

A carga horária é de 40 horas e aos interessados em obter certificação, será cobrada a taxa de inscrição de R$ 20,00 para estudantes de graduação e de R$ 50,00 para as demais inscrições. Os interessados podem fazer a inscrição no local, junto à Comissão Organizadora, e no transcorrer do Evento. A Programação Completa e outras informações podem ser encontradas em https://midas.unioeste.br/sgev/eventos/VI-SEP