Logo Unioeste

Cascavel

Conheça mais sobre o projeto no link.

Informativo da Central de Notícias da Universidade Estadual do Oeste do Paraná - Unioeste
Relógio do Sol é novo atrativo no Campus de Cascavel - Quinta -feira, 09/08/2012

O Grupo de Pesquisa de Formação de Professores de Ciências e Matemática (GT- Fopecim) em parceria com a Associação dos Docentes de Cascavel (Aduc) da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) desenvolveu projeto de criação do Relógio do Sol.
Em especial, o projeto foi fomentado pelo professor Vilmar Malacarne e dois acadêmicos do 3° ano dos cursos de Engenharias Civil e Agrícola, Igor Castoldi e Willyan Becker, respectivamente.
O Relógio do Sol tem como objetivo levar a divulgação da ciência, para alunos das escolas públicas e privadas e toda a comunidade interna e externa à Universidade. De acordo com o professor Malacarne, o projeto é inédito na cidade e pretende trazer informações úteis como: saber as horas do dia, a partir do sol e localizar geograficamente Cascavel.
Além disso, possibilita identificar os pontos cardeais, obter informações do clima, latitude e longitude da cidade, relembrar as estações do ano, as fases da lua e o histórico do Relógio do Sol. Ainda é possível interagir com o calendário permanente, que revela, por exemplo, qual o dia da semana que foi 10 de agosto de 1920, entre outras datas do calendário dos últimos duzentos anos.
“O Relógio do Sol foi elaborado para que as pessoas entendam como ele funciona e desperte o interesse em visitá-lo, pois se trata de algo simples e autoexplicativo, além de ser cientificamente útil e bonito” afirma o professor Vilmar Malacarne.
Para o aluno Willyan Becker, do 3° ano de Engenharia Agrícola, foi uma satisfação em contribuir com a construção do relógio. “Fiquei interessado em participar da elaboração e construção do projeto, pois gosto muito de astronomia”, observou. Willyan também revelou que foi necessário fazer diversos cálculos, estudo da inclinação do sol e posição da Rosa dos Ventos, que compõe a construção. “Foi um orgulho poder participar de alguma forma do projeto, é um aprendizado valioso”, conclui.
Na próxima quinta-feira, dia 16, em horário a ser definido, será feita a doação do Relógio do Sol para o Campus de Cascavel que, nesta data, estará completando 40 anos de criação. A partir daí as visitas são livres, sem necessidade de agendamento prévio. No entanto, em caso de maiores esclarecimentos poderão ser obtidas no GT – Fopecim, no telefone (45) 3220-3277, com professor Vilmar Malacarne.

Vídeo de melhor qualidade/atualizado a seguir: Relógio do Sol - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) Campus Cascavel.

Reportagens da Região: 
Relógio solar vira atração no campus da Unioeste por Grupo RICParaná publicado em 14/08/2012
Alunos visitam unioste e conhecem o Relógio do Sol por Grupo RPC Tv publicado em 12/04/2013 


Texto em Jornal
MALACARNE, V.; CASTOLDI, I.; BECKER, W. R. O Relógio do Sol da Unioeste: aprender/ fazendo Ciência. O Paraná, Cascavel -PR, 06 dez. 2012